Nascido em Blumenau, 72 anos, 57 de profissão, incluindo passagens pelo rádio. E em jornais diários como A Notícia (Joinville), Jornal de Santa Catarina (Blumenau) e O Correio do Povo (Jaraguá do Sul)
Política e Políticos – Dois do Novo no Norte
Política e Políticos – Celso Machado comenta os principais acontecimentos da política catarinense
07/10/2024
Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br
O partido Novo, agora, tem dois prefeitos no Norte catarinense: o reeleito Adriano Silva (Joinville), disparado o campeão de votos (244.321); e Eddy Edegar Eipper (Corupá), muito mais pelo carisma pessoal do empresário (exportação de plantas). Dos nove vereadores eleitos em Corupá, com seus 11.858 eleitores, três são do Novo. Detalhe: o partido foi criado em abril de 2024, depois de encrenca irreversível no PSDB, onde Eipper era filiado. Além de Corupá, o partido manteve duas vagas na Câmara de Jaraguá do Sul.
Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br
CURTAS
*Deputado federal jaraguaense, Carlos Chiodini (MDB), comemorou em suas redes sociais no sábado (5) o “vira, virou” mostrado em pesquisa “furada” encomendada pela Rádio Clube de Itajaí que o dava como vencedor da disputa para prefeito, com pouco mais de 30% dos votos. Abertas as urnas, foi o terceiro mais votado, com míseros 18,8 mil votos.
*Três deputados estaduais do PL venceram a batalha das urnas no domingo (6) e vão assumir mandato de quatro anos como prefeitos de suas cidades: Egídio Ferrari (Blumenau), Estêner Soratto (Tubarão) e Edilson Massoco (Concórdia).
*Os três abrem vagas definitivas na Assembleia Legislativa para Maurício Peixer (Joinville), Alex Brasil (Florianópolis), e Júnior Cardoso, atual vice-prefeito de Camboriú. Nesse caso porque o mandato pertence ao partido e não ao eleito. Ferrari foi eleito pelo PTB, que virou PRD.
*Numericamente, o PL ainda se saiu bem nas urnas catarinenses, elegendo 90 dos 100 prefeitos projetados pelo governador Jorginho Mello (PL), contra os 27 eleitos em 2020. Porém, em nenhum dos grandes colégios eleitorais.
*Candidatos do PL e PT que se escoraram em apoios declarados de Jair Bolsonaro e Lula da Silva para cabalar votos dos eleitores foram varridos das urnas nos maiores municípios de Santa Catarina. Até porque isso não é indicativo de capacidade e competência.
Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br
MDB cai para segundo
Considerando a votação para prefeitos, o MDB já não é mais o “maior partido de Santa Catarina”. Agora, a liderança é do PL, com 90 eleitos. Depois vem o MDB com 70, o PP (53), PSD (41), PSDB (13), União Brasil (9), PT (7), Republicanos (4), Novo (3), Podemos (3) e Cidadania (2). O MDB, em relação a 2020, perdeu 26 prefeituras, o PT 4 e o PSD 1. O PP ganhou mais uma.
Mas, o campeoníssimo é o PL, que elegeu 63 prefeitos a mais que há quatro anos. E que pode ganhar mais duas prefeituras, com a ida para o partido de Carmem Zanotto (eleita em Lages pelo Cidadania) e Topázio Neto, do PSD, reeleito em Florianópolis. Realidade das urnas bem diferente daqueles rompantes das redes sociais de dirigentes partidários e candidatos durante a campanha. Não poucos deles literalmente enxotados das urnas.
Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br
VIA BRASIL
*Só para saber: as três pesquisas eleitorais de intenção de votos publicadas pelo Jornal do Vale do Itapocu foram contestadas por candidatos mal colocados em Massaranduba, Guaramirim e Jaraguá do Sul. Mas as urnas mostraram a veracidade dos números.
*Pela primeira vez, em 24 anos, não haverá segundo turno em Santa Catarina em eleição para prefeito. Eleitores de Florianópolis, Joinville e Blumenau, as três únicas cidades onde isso pode ocorrer, porque têm mais de 200 mil eleitores, resolveram a disputa já no domingo (6).
*A vereadora Juliana Pavan (PSD) é a prefeita eleita de Balneário Camboriú, antigo distrito da vizinha Camboriú onde o pai Leonel Pavan (que já governou BC) é o novo prefeito eleito. Ainda em Balneário, Renan Filho, que usou nas urnas o nome do pai, Jair Bolsonaro, foi o vereador mais votado, superando os três mil votos.
*Dois destaques nas urnas do Norte catarinense na disputa por vagas em Câmaras de Vereadores. O mais votado é de Joinville. Willian Tonezzi (PL) foi reeleito com 9.323 votos. Em Jaraguá do Sul, Rodrigo Livramento (Novo), também reeleito, fez 6.070 votos. Ambos já tratam de apoios para assumirem a presidência.
Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br
A majoritária de 2026
Governador Jorginho Mello (PL) já tem dois virtuais adversários de peso para a disputa majoritária de 2026. Um deles é o reeleito Adriano Silva (Novo/Joinville). O outro é João Rodrigues (PSD/Chapecó), também reeleito e ambos com expressiva votação sobre os outros concorrentes: Silva, em coligação com mais oito partidos, fez 244.321 votos contra os 35.667 votos conferidos ao candidato Sargento Lima (PL), segundo colocado. Rodrigues levou 99.320 votos contra 17.755 votos do segundo colocado- Pedro Uczai (PT).
Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br
Quer saber das notícias primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!
Siga nosso canal no youtube também @JDVonline
Notícias relacionadas
Conto: O sequestro do Papai Noel
“Temos que nos apressar, porque ainda falta o centro comunitário da Vila Progresso. Nessa hora já estão todos nos esperando”, lembrou o comerciante Tenório, que há mais de três décadas se transforma em Papai Noel e leva alegria às crianças carentes da capital. Nesses dias que antecedem o Natal, ele…