Colunas

Política e Políticos – Faixa de areia ampliada

Política e Políticos – Celso Machado comenta os principais acontecimentos da política catarinense

15/10/2024

Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br

 

pol

Daniel Cunha (PSD), prefeito reeleito de Barra Velha, frequentada por boa parte da população do Vale do Itapocu e também por veranistas do Paraná, anuncia novos investimentos na construção de molhes de proteção, na barra do Rio Itajuba. E na contenção das praias do Grant, Pedras Brancas e Cerro, com posterior alargamento da faixa de areia. O foco maior está na Praia Central, já por muitas vezes prejudicada pelo efeito de fortes ressacas. Segundo o IBGE, o município já ultrapassou os 50 mil habitantes fixos, num crescimento populacional de 126% desde 2010. Na vizinha Piçarras também há projeto de mais areia na praia.

 

 

Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br

 

 

CURTAS

 

*Pelo visto, barrado em sua pretensão de se tornar desembargador do Tribunal de Justiça, o deputado estadual Ivan Naazt (PL/Blumenau), articula para ser conselheiro do Tribunal de Contas do Estado na cota de indicados que cabe à Assembleia Legislativa. Isso leva o suplente de deputado e vereador, Jefferson Cardozo (PL/Jaraguá do Sul), a assumir o mandato de Naatz.

 

*O TCE, com seus 500 servidores, é formado por sete conselheiros titulares e outros três conselheiros-substitutos em cargos vitalícios, todos indicados em cotas que cabem ao estado (três) e à Assembleia Legislativa. O ex-deputado Herneus de Nadal (MDB), que também já presidiu a Assembleia, é o atual presidente do TCE em função que ocupará até 2027.

 

*Aliás, a presidência da Assembleia Legislativa e outros cargos da Mesa Diretora (com eleição em fevereiro) já está no balcão de negociações. Mauro de Nadal (MDB), que não pode ser reeleito, e Júlio Garcia (PSD), ex-presidente, articulam com seus pares. O governador Jorginho Mello (PL) não demonstra apetite para criar disputas.

 

*Para ‘sentir’ se a tendência é de uma composição com o PSD, MDB e outros partidos no novo comando da Alesc, semana que vem Jorginho Mello (PL) pretende reunir os 90 prefeitos e 55 vices do partido eleitos em 6 de outubro.  “A minha relação com o parlamento é a melhor possível e eu quero que continue”, disse Mello. Até porque ele é candidatíssimo à reeleição.

 

*Deputado federal Carlos Chiodini (MDB) deve mesmo manter seu domicilio eleitoral depois dos 18 mil votos para prefeito de Itajaí. Carreando recursos e influenciando em ações que beneficiem o porto local. Para tentar, em 2026, manter seu mandato em Brasília. Até porque, em Jaraguá do Sul, corre o risco de ter votação abaixo dos 16,9 mil votos de 2022.

 

*Mário Hildebrandt (PL), prefeito de Blumenau, deve ser contemplado com uma secretaria estadual pelo governador Jorginho Mello (PL). Provavelmente a de Assistência Social, Mulher e Família. Mário, ex-vereador, exerceu função nesta área no governo do ex-prefeito e atual deputado, Napoleão Bernardes (PSD), de quem foi vice-prefeito.

 

Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br

 

Vai ou não vai?

Com 741 vereadores eleitos, 70 prefeitos e outros 59 vices, o MDB, com um gostinho amargo de não ser mais o “maior” e desunido internamente, começa a se articular olhando para 2026. Porém e por enquanto as ações visam apenas a disputa proporcional (deputados e senadores). Candidatos bem votados em 6 de outubro, mas que não se elegeram por algum motivo, serão motivados para ir às urnas. Quanto a candidato próprio para governador, ainda não há sinais de que o MDB vá deixar de ser muleta de Jorginho Mello (PL), papel que assumiu, aliás, desde o governo de Raimundo Colombo (PSD). Só lembrando: a forçada candidatura do ex-deputado Mauro Mariani em 2018 foi um desastre. Em 2022 o partido refutou Antidio Lunelli.

 

Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br

 

VIA BRASIL

 

* O governo federal pretende apresentar ao Congresso Nacional um projeto de lei que aumenta a pena para quem provocar incêndio florestal e outros crimes ambientais. A proposta é uma tentativa de endurecer a legislação e coibir fogos criminosos.

 

* Penas de 3 a 6 anos de prisão, mais multa. Atualmente, a legislação prevê pena de 2 a 4 anos de reclusão, mais multa. Se o crime for culposo, a pena será de detenção, de 1 a 2 anos, e multa. A legislação atual prevê 6 meses a 1 ano, mais multa.

 

*Lula da Silva (PT) sancionou ontem (15) o projeto de lei que institui a criação do Dia Nacional da Música Gospel, a ser comemorado em 9 de junho. O que é visto como um novo aceno de Lula aos evangélicos. A iniciativa é do deputado federal Raimundo dos Santos (PSD/PA), que é cantor e sanfoneiro gospel.

 

* A discussão sobre a implementação de mandatos a ministros deve ser o próximo capítulo da chamada “pauta anti-STF” no Congresso Nacional. A PEC reduz de 75 para 65 anos a idade limite para a aposentadoria de ministros do Supremo. Com mandato de oito anos e proibindo a recondução. Atualmente, ministros do STF não têm tempo de mandato fixo.

 

Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br

 

Sinais de pesquisa

Mais da metade dos entrevistados, ou 56% (eram 40% em julho) em pesquisa da Genial/Quaest divulgada domingo (13) dizem que Lula da Silva (PT) não deveria ir à reeleição em 2026. Para 40% dos eleitores ouvidos (eram 57% em julho), o petista deveria concorrer. Detalhe: os percentuais das respostas correspondem a eleitores que ganham até dois salários mínimos. Não, com 61% (56% em julho) e sim com 39% (41% em julho) entre os que ganham até cinco salários mínimos. Não, ou 57% (62% em julho) e sim, com 36% (36% em julho) para os que recebem mais de cinco mínimos.

 

Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br

 

Quer saber das notícias  primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVonline

 

Por

Nascido em Blumenau, 72 anos, 57 de profissão, incluindo passagens pelo rádio. E em jornais diários como A Notícia (Joinville), Jornal de Santa Catarina (Blumenau) e O Correio do Povo (Jaraguá do Sul)

Notícias relacionadas

x