Nascido em Blumenau, 72 anos, 57 de profissão, incluindo passagens pelo rádio. E em jornais diários como A Notícia (Joinville), Jornal de Santa Catarina (Blumenau) e O Correio do Povo (Jaraguá do Sul)
Política e Políticos – Bolsonaro não vem
Política e Políticos – Celso Machado comenta os principais acontecimentos da política catarinense
06/06/2024
Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br
O pastor Silas Malafaia, que tem coordenado as andanças Jair Bolsonaro (PL) pelo país, deve comunicar aos bolsonaristas de Joinville que o ex-presidente decidiu cancelar a visita que faria ao município no próximo dia 30 de junho. Data já remarcada visto problemas de saúde de JB, porque, antes, a visita a Joinville estava prevista para 16 de junho.
Pela proximidade de Santa Catarina com o Rio Grande do Sul, arrasado por seguidas enchentes, Bolsonaro avaliou que não há clima para uma festa política. A última vez que Bolsonaro esteve em Joinville foi em 2022, ainda no primeiro turno da disputa pela presidência da República.
Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br
CURTA
*Emanuela Wolff, chefe de gabinete do então prefeito Antídio Lunelli (MDB) e secretária da Educação no governo do atual prefeito, Jair Franzner (MDB), deixou cargo de coordenadora da Central de Atendimento aos Municípios do governo do estado. Ela tem se apresentado como pré-candidata a prefeita de Jaraguá do Sul pelo Podemos.
*A Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Assembleia Legislativa aprovou na quarta-feira (5) projeto de lei do deputado Carlos Humberto (PL/Balneário Camboriú). Propondo a criação de um banco de dados com informações pessoais de condenados por crimes de pedofilia entre outros.
*A princípio, dados disponíveis para as polícias Civil e Militar, conselhos tutelares, membros do Ministério Público e Poder Judiciário. Profissão, idade, foto recente, último endereço (moradia e trabalho), local do crime e registro de passagens pela polícia, são as informações a ser cadastradas.
*Em cumprimento da lei eleitoral, a secretária adjunta da Educação, Patrícia Lueders, deixou o cargo. Fica de plantão se a atual vice-prefeita de Blumenau, Maria Regina Soar (PSDB) não aceitar ser a vice na chapa De Egídio Ferrari (PL). Patrícia é o nome defendido pelo grupo do deputado Ivan Naatz (PL). Soar tem apoio do prefeito Mário Hildebrantd, recém-filiado ao PL.
*Entre secretários exonerados para disputar prefeituras de suas cidades estão Carmem Zanotto (Cidadania/Lages) e Ricardo Guidi PL/Criciúma). Também exonerado, o secretário adjunto de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Robison José Coelho (PL) é candidato em Itajaí.
*“Mantemos a fé na palavra do nosso presidente (nacional), Marcos Pereira”. A frase é do ex-governador Carlos Moisés (Republicanos), sobre o golpe aplicado por Jorginho Mello (PL) e pelo próprio Pereira (deputado federal), tirando dele a presidência do partido em SC. O Republicanos comanda o Ministério de Portos e Aeroportos. E Pereira, evangélico, negocia apoio de Lula para ser o presidente da Câmara dos Deputados. Pelo visto, Moisés ainda não aprendeu nada.
Caixa raso afeta a PM
O “Raio-X das Forças de Segurança Pública do Brasil”, divulgado em fevereiro deste ano pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, indica Santa Catarina como o quarto estado onde o efetivo da Polícia Militar mais encolheu na última década. Dos 11.533 policiais na ativa em 2013, eram 9.580 no início de 2024. Até dezembro, mais 60 cadetes e 626 soldados estarão aptos para trabalhar nas ruas.
Mas isso porque o STF proibiu limitar o número de mulheres à totalidade de vagas em concursos porque, num primeiro momento, só 500 seriam chamados. Governador Jorginho Mello (PL) alega caixa apertado para contratar os 874 aprovados em concurso e dos quais 190 foram descartados. Em tempo: só a folha de salários só do Executivo, em 2023, custou R$ 20,6 bilhões. E segue o baile!
Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br
VIA BRASIL
*Em sessão virtual da Câmara do Rio de Janeiro, o ex-prefeito e atual vereador, César Maia (PSD), aparece sentado em um vaso sanitário do banheiro de casa, com as calças abaixadas. Ele é pai do ex-deputado federal Rodrigo Maia (PSD).
*Defecando, César Maia estava pronto para votar um projeto de lei propondo que o mirante da favela da Rocinha seja Patrimônio Cultural de Natureza Material da cidade. Não é por nada que o eleitor consciente faz o pior juízo dessa gente.
* Republicanos, União Brasil e Progressistas conversam sobre a formação de uma federação partidária (aliança com prazo obrigatório de quatroanos), o que abriria portas para a uma aliança mais sólida em torno do governador Jorginho Mello (PL).
*Mas no plano nacional há resistências. Os três partidos comandam ministérios no governo Lula da Silva (PT). Além do que, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (PP), é pré-candidato à presidência da República. Nada a estranhar em um país onde a política é mercadoria à venda.
Os planos de saúde
Deputados federais de vários partidos protocolaram na quarta-feira (5) um pedido de instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar as operadoras de planos de saúde. Argumentam que há casos de aumentos abusivos nos planos, interrupção de tratamentos e até o cancelamento unilateral de contrato das operadoras com clientes — entre eles idosos, crianças e pessoas com deficiências.
Aliás, diga-se, aumentos abusivos são frequentes. E, ironicamente, não poucas pessoas adoecem por conta disso porque se obrigam a desistir dos planos porque não podem pagar.
Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!
Siga nosso canal no youtube também @JDVonline
Notícias relacionadas
Coluna: Que janeiro é esse?!
Janeiro é um mês para relaxar, emendar as comemorações de ano novo, aproveitando a folga para curtir uma praia, serra, acordar mais tarde e descansar o máximo possível, certo? Errado! Já se foi o tempo em que as pessoas deixavam para fevereiro e março as decisões sobre emprego e salário,…