Colunas

Política e Políticos – Laudos permanentes

Política e Políticos – Celso Machado comenta os principais acontecimentos da política catarinense

05/06/2024

Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br

 

 

Na sessão itinerante da Assembleia Legislativa em Joinville, na terça-feira (4), deputados aprovaram projeto de lei do deputado Lucas Neves (Podemos), a pedido da Associação Doce Vida, de Lages, estabelecendo prazo de validade indeterminado para laudo médico que ateste a diabetes tipo 1, uma doença incurável. “Crianças, adolescentes, adultos não vão mais precisar renovar esses atestados de tempos em tempos. Até porque não faz sentido renovar, sempre, o laudo para uma doença que não tem cura”, disse Neves. Mas isso serve para se ver a quantas anda o país com sua infernal burocracia que não dispensa nem mesmo um pedaço de papel para quem já tem a vida complicada por conta da saúde abalada de forma permanente. Da Assembleia o projeto vai à mesa do governador.

pol

Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br

 

CURTAS

 

*Candidato a prefeito de Blumenau, o deputado estadual Egídio Ferrari (PL) formalizou convite à vice-prefeita, Maria Regina Soar (PSDB), para ser a sua vice. Ela ocupa este mesmo cargo desde 2020, quando o atual prefeito, Mário Hildebrandt (PL), foi reeleito.

 

*Agora é esperar pela resposta dela, já que tem se apresentado como pré-candidata a prefeita. Nos bastidores isso é visto apenas como um faz de conta porque os tucanos, com um vereador apenas, não teriam cacife eleitoral nas urnas.

 

*O “sim” de Soar representaria um armistício entre o PL e quem está no poder, atualmente. E, ainda, consolidaria apoio irrestrito do grupo liderado pelo deputado estadual Ivan Naatz (PL), que, antes reticente, agora já aceita a vice-prefeita na chapa de Ferrari.

 

*Deputados federais Darci de Matos (Joinville) e Ismael Santos (Blumenau) estão engajados na campanha do ex-colega de partido, Ricardo Guidi (PL) para prefeito de Criciúma. Guidi foi para o PL rejeitado pelo PSD liderado pelo prefeito Clécio Salvaro. E não é improvável que Matos e Santos façam o mesmo na janela partidária de março de 2026.

 

*Em 2022, acusado pelo então governador Carlos Moisés (Republicanos), de fazer lobby pela renovação de contrato com empresa que administrava o presídio de Lages, Jorginho Mello (PL) dá o troco: a nova executiva estadual do Republicanos será presidida pelo deputado federal Jorge Goetten, já tem licença da direção nacional do PL para deixar o partido. O vice é Juca Mello, irmão de Jorginho.

 

*Uma rasteira “de profissional” em Carlos Moisés e no Republicanos, justo no momento em que o partido já estava articulado com projetos eleitorais do PSD em Criciúma, Blumenau, Joinville, São José e Itajaí. Contra candidatos a prefeito do PL. O Republicanos tem 41 deputados federais, mas nenhum de Santa Catarina.

 

Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br

 

Nosso voto vale menos

 

Um projeto de Lei Complementar do deputado federal Rafael Pezenti (MDB/Petrolândia) prevê a redistribuição das cadeiras na Câmara dos Deputados. Isso vai beneficiar Santa Catarina com mais quatro vagas na Câmara Federal, observando os dados populacionais do Censo de 2022. O número de deputados seria o mesmo, de 513, sem aumentar despesas.

Em estados onde a população cresceu menos, menos deputados e vice-versa. Rezenti dá um exemplo: cada um dos 16 deputados federais de Santa Catarina representa 475 mil pessoas. Em Roraima, 79 mil pessoas. “É justo? ”, reclama o deputado. E acrescenta: ““Quatro deputados a mais significa mais R$ 140 milhões (emendas parlamentares) de recursos para os munícipios catarinenses”. E a pergunta é: por que valemos menos?

 

Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br

 

VIA BRASIL

 

*Lula da Silva volta ao Rio Grande do Sul hoje (6), pela quarta vez em um mês. Vai fazer um balanço das ações federais em socorro ao povo gaúcho. As de maior impacto ainda estão no papel, embora os discursos. Por exemplo, do vice Geraldo Alckmin (PSB): “Nós tivemos uma destruição grande no Rio Grande do Sul, mas não será maior do que a reconstrução”.

 

“A prática de impor sigilos de 100 anos a uma gama de documentos pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) levanta preocupações substanciais quanto à integridade e à transparência governamental”. É o que diz requerimento da Câmara dos Deputados para ouvir o ministro da Controladoria-Geral da União, Vinícius Marques de Carvalho.

 

“Segundo o jornal “O Estado de S. Paulo”, embora os discursos sobre muita transparência, o sigilo imposto por Lula da Silva (PT) em 2023 vai da agenda da primeira-dama, Janja, até comunicações diplomáticas sobre o ex-jogador Robinho e a negativa de acesso à lista dos militares atuantes durante os ataques em Brasília. No mesmo ano a CGU derrubou sigilos do governo Bolsonaro.

 

*Na primeira sessão plenária presidida pela ministra Cármen Lúcia (na terça-feira, 4) o Tribunal Superior Eleitoral decidiu pela cassação de mandato do vereador Flávio Mantovani (Maringá) eleito em 2020 pela Rede, com 6.434 votos. Mas trocou de partido fora da janela partidária e foi para o Solidariedade. Em 2022 filiou-se ao PSD para concorrer a deputado.

 

Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br

 

A PEC das Praias

 

“Ninguém vai destruir Florianópolis, mudar Balneário (Camboriú), Recife, Vitória. Essas cidades, em quase 100% (a região Norte catarinense é um exemplo), são terrenos de marinha”. O discurso é do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP/AL) em defesa da Proposta de Emenda à Constituição das Praias. A PEC permite que essas áreas sejam compradas por pessoas físicas ou jurídicas, que hoje pagam pelo uso.

00

Ou que estados e municípios fiquem com elas, gratuitamente. Em tempo: essa discussão remonta a 2011. À época o então deputado federal e ex-prefeito de Florianópolis, Edison Andrino de Oliveira (MDB), já defendia uma PEC prevendo a extinção dos chamados terrenos de marinha.

 

Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVonline

Por

Nascido em Blumenau, 72 anos, 57 de profissão, incluindo passagens pelo rádio. E em jornais diários como A Notícia (Joinville), Jornal de Santa Catarina (Blumenau) e O Correio do Povo (Jaraguá do Sul)

Notícias relacionadas

x