Colunas

Política e Políticos – Capital lidera candidaturas

Política e Políticos – Celso Machado comenta os principais acontecimentos da política catarinense

19/08/2024

Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br

 

 

Com 23 vagas na Câmaras de Vereadores, até agora Florianópolis tem o maior número de candidatos a uma das cadeiras do Legislativo: são 304 já aprovadas pelo Tribunal Regional Eleitoral. Depois aparecem Palhoça (294 para 21 vagas) e São José (254 com 19 vagas). No Norte catarinense, Joinville (236 para 19 vagas), Araquari (184 com 13 vagas)) e Guaramirim (110 com 9 vagas).

 

pol

 

São dados atualizados pela Justiça Eleitoral até domingo (18) à noite, já que o registro da maioria dos candidatos dos 295 municípios catarinenses ainda está em fase de análise da documentação exigida. Em 2020 eram muito mais candidatos, mas a regra mudou e agora partidos só podem lançar listas correspondentes a 100% das vagas mais um. No caso de Jaraguá do Sul, maior colégio eleitoral do Vale do Itapocu (e o 10º de SC), com 11 vereadores, o máximo é de 12 candidatos por partido.

 

Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br

 

CURTAS

 

*Na condição de candidato único, basta um mísero voto para que Dire Duarte (PL), prefeito de Ouro, município da região de Joaçaba com 5.786 eleitores, seja reeleito. Em 2020 ele levou 2.927 votos, ou 62,64% dos votos válidos como candidato do PSDB.

 

*Visto isso, exceto por desistência de Duarte ou negativa de registro no Tribunal Superior Eleitoral, faltam só 99 para que a meta de eleger 100 prefeitos em outubro estabelecida pelo govenador Jorginho Mello (PL) seja alcançada.

 

*Mas o PL deve penar em alguns dos maiores colégios eleitorais. Em Joinville, por exemplo, pesquisa do Instituto 100% Cidades divulgada semana passada e registrada no Tribunal Regional Eleitoral, mostrou que Adriano Silva (Novo) está reeleito a se manter o índice de 63,3% apontado por 600 eleitores ouvidos por telefone.

 

*O deputado Sargento Lima, candidato do PL a prefeito de Joinville, segundo a mesma pesquisa (que confirma anteriores feitas pelo Instituto Mapa), aparece em terceiro lugar, com 9,6%, atrás do petista e ex-prefeito Carlito Meers com 9,7% e com incríveis 60,7% de rejeição.

 

*Tribunal de Contas da União entregou ao Tribunal Superior Eleitoral extensa lista com os nomes de ex-prefeitos, servidores públicos e ex-presidentes de entidades cuja prestação de contas foi considerada como irregulares pelo TCU. Da lista, 134 nomes são de Santa Catarina. E todos inelegíveis caso sejam candidatos.

 

*O trio de senadores de Santa Catarina- Beto Martins (PL/suplente de Ivete Appel da Silveira), Esperidião Amin (PP) e Jorge Seif (PL) – votou favorável à anistia das dívidas de partidos políticos que descumpriram cotas orçamentárias de etnia e gênero nas eleições de 2022. Negros e índios, por exemplo. Algo ao redor de R$ 23 bilhões em multas. Só lembrando: bancadas do PT e PL também votaram a favor, em peso.

 

Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br

 

Um recordista nas urnas

 

Eleito sucessivamente desde 1976 como vereador de Palhoça (já são 48 anos de mandatos), aos 66 anos Nirdo Artur Luz, o Pitanta (e nem ele explica o apelido), tenta bater um recorde nacional nas urnas de outubro. Já passou pela antiga Arena, migrou para o PFL, filiou-se ao Democratas, foi para o PSD e agora no PL. Se reeleito em outubro, e pelo visto o será, ninguém no Brasil o igualará.

Em 2020, sem sentir efeitos de qualquer desgaste político, ele foi o mais votado em Palhoça, com 2.222 votos. Bem ao lado, no município de São José, Orvino Coelho de Ávila (PSD), outro recordista com 10 mandatos seguidos como vereador, tenta voo mais alto, agora como candidato a prefeito. Um cargo que Pitanta nunca pretendeu ter.

 

Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br

 

VIA BRASIL

 

*Em duas capitais de estado o Partido da Mulher Brasileira tem candidatos a prefeito: em Florianópolis (um advogado) e Curitiba (uma jornalista). Foi fundado em 2008 no Rio de Janeiro, mas com registro definitivo no TSE só em 2015.

 

*O PMB, cujo saga é a participação maciça de mulheres na política, por incrível que pareça tem a maioria de homens na executiva nacional desde a sua fundação. No país, tem um prefeito, três deputados estaduais e 46 vereadores. E R$ 3,4 milhões do Fundo Partidário para 69 candidatos nesta eleição.

 

*Fechada a lista de candidaturas a prefeito, vice e vereador do PP: 109 como cabeça de chapa, 107 a vice-prefeito e outros 2.078 disputando vagas nas câmaras de vereadores. Nas candidaturas a prefeito a liderança é do PL, com 185. Depois vem o MDB com 178, PT com 97 e PSD com 93. PSTU, PRD e PMB estão na ponta oposta, com um candidato cada.

 

*Em 2026 cada estado elegerá dois senadores. No caso de Santa Catarina encerram-se os mandatos de Esperidião Amin (PP) e Ivete Appel da Silveira (MDB), herdeira do mandato de Jorginho Mello (PL). Mas não há no horizonte nenhum nome da família Bolsonaro, como já se especulou. Aliás, o próprio JB não tenciona criar uma cizânia no maior reduto eleitoral do PL.

 

Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br

 

A lista do SUS

 

No país onde a “maracutaia”, não raro, é a palavra de ordem, um projeto de lei do deputado Marx Beltrão (PP/AL) tramita na Câmara dos Deputados propondo a obrigatoriedade de divulgação online da lista de espera para procedimentos no Sistema Único de Saúde. Ou seja, filas criadas pelas centrais de regulação de vagas do SUS devem ser divulgadas com informações sobre os pacientes e os procedimentos a serem feitos.

 

 

Data e horário agendados, posição do paciente na fila de espera, grau de risco do paciente, com a respectiva justificativa médica e a relação dos pacientes já atendidos. Aliás, isso é lei em Santa Catarina desde janeiro de 2017. O projeto de lei foi apresentado em 2015 pelo ex-deputado Antônio Aguiar (MDB). E cabe a comunidade usuária fiscalizar se estado e municípios cumprem.

 

Quer saber das notícias de Guaramirim e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVonline

Por

Nascido em Blumenau, 72 anos, 57 de profissão, incluindo passagens pelo rádio. E em jornais diários como A Notícia (Joinville), Jornal de Santa Catarina (Blumenau) e O Correio do Povo (Jaraguá do Sul)

Notícias relacionadas

x