Nascido em Blumenau, 72 anos, 57 de profissão, incluindo passagens pelo rádio. E em jornais diários como A Notícia (Joinville), Jornal de Santa Catarina (Blumenau) e O Correio do Povo (Jaraguá do Sul)
Política e Políticos – Ar condicionado nos ônibus
Política e Políticos – O jornalista Celso Machado comenta os principais acontecimentos de Santa Catarina e da região
24/02/2025
Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br

divulgação
Vereadores Almeida (MDB), Israel Cani (PL) e Fernando Alflen (PL), pretendem que a Prefeitura de Jaraguá do Sul faça estudos técnicos e financeiros para viabilizar a instalação de sistemas de ar-condicionado nos ônibus da empresa Senhora dos Campos. Considerando as altas temperaturas, de até 38,1ºC em 17 de fevereiro de 2025. De fato, um sufoco, para passageiros e motoristas. Só para saber: em Blumenau, na licitação vencida pela concessionária BluMob, estava prevista a instalação de ar condicionado nos ônibus com maior movimento de passageiros. O que já foi feito em 21 veículos.
Política e Políticos – CURTAS
*Jorginho Mello (PL) refutou o nome de Vinicius Bion, para presidir a Fesporte. Politicamente, pesou mais a reação da deputada federal Júlia Zanatta (PL), por ser Bion sócio de um advogado petista, que o acordo feito com o deputado Fernando Krelling (MDB), que fez a indicação. Mas ao ver cair seu apadrinhado, o deputado também reagiu.
* E lembrou que o governador já foi próximo de Dilma Rousseff, quando filiado ao PR, partido que apoiava o governo da presidente cassada. É verdade. Quando deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa, Mello recebeu Rousseff. Inclusive indicando diretores do DNIT em SC. Uma foto dele com ela e outros petistas circulou na campanha eleitoral de 2022.
*Em novembro de 2023, Krelling protagonizou um bate-boca na Assembleia Legislativa com o então presidente da Fesporte, Paulão do Vôlei, por ter cancelado eventos esportivos já programados. Paulão chamou o parlamentar de “babaca” e foi demitido. Agora, Jefinho Batista, do Conselho Estadual de Esportes e por indicação de Krelling, deve assumir.
*Passados dois anos de sua posse, o governador Jorginho Mello (PL) já fez 18 mudanças em seu secretariado de primeiro escalão e outras nove no comando de autarquias e fundações. A primeira, salvo melhor juízo, na Assistência Social com a saída de Alice Kuerten, mãe do ex-tenista Guga Kuerten. A última será na Fesporte.
*Indícios de irregularidades, como valores extraordinários acrescidos ao contrato da merenda escolar fornecida pela empresa Risotolândia às escolas municipais no governo do ex-prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt (PL) é alvo de investigação do Ministério Público.
*O dinheiro contratado (mais de R$ 40 milhões) não foi suficiente para o ano letivo de 2024, obrigando o prefeito atual, Egídio Ferrari (PL), a contratar uma empresa emergencialmente por seis meses, a um custo de R$ 36 milhões para 37 mil estudantes. Hildebrandt é o atual secretário da Defesa Civil estadual.
Janja esbanja

divulgação
Daniel Freitas (PL), deputado federal catarinense, tem projeto de lei com proposta quiçá nunca feita antes no âmbito do Congresso Nacional. Freitas que “regulamentar” a função da primeira-dama do país, limitando gastos e exigindo total transparência. A atual Janja, segundo o “Janjômetro”, uma plataforma criada pelo deputado estadual Guto Zacarias (União Brasil/SP), até 28 de novembro de 2024 já havia gasto 63, 3 milhões dos cofres públicos. Mesmo sem ter qualquer função no governo. Por conta disso, Zacarias foi “apedrejado” nas redes sociais por ministros e gente do governo, e bloqueado pela própria Janja. Para utilizar o portal, é necessário cadastrar nome, e-mail e um telefone. O projeto de Freitas proíbe que a primeira-dama represente o governo federal em eventos nacionais ou internacionais.
Política e Políticos – VIA BRASIL
*É só um exemplo do que ocorre em todo lugar, inclusive em Santa Catarina. As obras de duplicação da BR-381, na região de Belo Horizonte, vão sofrer grande atraso. Isso porque mantém-se a tradição de começar a casa pelo telhado, com 300 desapropriações pendentes.
*É o mal nacional que acomete, também, as obras de duplicação das BRs-280 e 470, que se arrastam há dez anos, só para citar duas federais em Santa Catarina. E a SC-108, de Guaramirim a Massaranduba, as três muito longe do ritmo desejado.
*Janja da Silva (PT) vai fazer um tour turístico-eleitoral pelo Brasil. Autorizada pelo marido Lula da Silva (PT), ou por conta própria, sabe-se lá, como se ministra fosse deve visitar todas as regiões do país com foco em áreas estratégicas visando a eleição presidencial de 2026.
*Com Janja vão os ministros Wellington Dias (Educação), Alexandre Silveira (Minas e Energia) e Cida Gonçalves (Mulheres), subservientes no papel de grilos falantes. O papo é o de sempre: merenda escolar, combate à pobreza, enfrentamento à violência de gênero…
Segurança reforçada no STF

Rodrigues Pozzebom-Agência Brasil
Depois que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi denunciado pela Procuradoria Geral da República por suposta participação em plano para matar Lula da Silva (PT) e Geraldo Alckmin (PSB) e, ainda, por supostos outros crimes cometidos com o quebra-quebra de 8 de janeiro de 2023, os ministros do STF decidiram reforçar a segurança do prédio. E, ainda, reforçar o monitoramento das redes sociais. O temor é o de que, com o julgamento que pode torrar Bolsonaro réu no inquérito, seguidores do ex-presidente possam fazer novos movimentos que ponha em risco a vida dos “supremos”. A expectativa é a de concluir o julgamento ainda em 2024.
Siga nosso canal no youtube também @JDVDigital
Notícias relacionadas
Coluna: Você conhece o Vale da Utopia?
Recentemente uma informação me chamou a atenção, não tanto por não promoverem testes de qualidade de água, mas pelo nome do lugar: Vale da Utopia. Considerando que entre os significados da palavra “Utopia” é estar em uma situação, ou local idealizado, onde tudo é perfeito, harmônico e feliz, deduzi que…