Colunas

Política e Políticos – Abrindo portas

Política e Políticos – Celso Machado comenta os principais acontecimentos da política catarinense

28/05/2024

Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br

 

 

Marcia Doner Abreu, embaixadora brasileira na Coreia do Sul, faz coro à verdadeira súplica de setores fundamentais da economia catarinense sobre a urgente necessidade de pesados investimentos em rodovias federais e estaduais, sob pena de um colapso geral no transporte de cargas no curto prazo. “É condição fundamental para atrair investimentos estrangeiros”, disse Abreu.

 

pol

 

 

Deixando as “portas abertas” para que o governo do Estado e a Federação das Indústrias de Santa Catarina organizem comitivas para lá visando, inclusive, financiamento sul-coreano. A manifestação de Abreu foi direcionada a uma comitiva de deputados estaduais em visita àquele país. Resumindo, há como fazer. Mas é preciso vontade política. E muita!

 

Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br

 

CURTAS

 

*Em Florianópolis, vereadores decidem se ficam com 23 vereadores ou se abrem 25 vagas no município com 537 mil habitantes (as vagas obedecem a critérios populacionais). Em 2011, a Comissão de Legislação e Justiça da Câmara de Jaraguá do Sul aprovou 15 cadeiras, para vigorar na legislatura seguinte, em 2013, mas o debate não andou. E em março de 2015, a mesa diretora arquivou a proposta alegando contenção de gastos.

 

*Até agosto há recursos (não se sabe quanto) para as obras de duplicação do lote 2.2 da BR-280, no trecho do contorno de Guaramirim, Jaraguá do Sul e Schroeder. Foi o que disse a engenheira Cláudia Pirath, superintendente do DNIT Norte. Então, tudo o mais que se fale é conversa fiada.

 

*Um estudo desenvolvido pela socióloga e professora, Andréa Bittencourt Pires Chaves, da Universidade Federal do Pará, aponta que filhos de mães paraenses já representam 2% de crianças nascidas em Santa Catarina. São números do IBGE do Censo de 2022.

 

*O mesmo estudo, feito antes da tragédia que se abate sobre o Rio Grande do Sul, mostra que 9,4% são filhos de mães que vieram do Paraná para SC. Outros 7,1% nascidos de mães gaúchas e 3,1% de São Paulo. No caso do RS, a migração para Santa Catarina deve ter proporções inéditas.

 

*Desde 2015 tramita no Supremo Tribunal Federal ação movida por uma mulher trans discriminada em shopping de Florianópolis no uso de banheiros. Uma indenização de R$ 15 mil por danos morais obtida na primeira instância foi anulada em segundo grau. Mas, é preciso que o STF dê a palavra final até nisso?

 

*A partir de 4 de junho, a secretaria estadual da Saúde terá novo titular. Sai Carmem Zanotto (Cidadania), para disputar a prefeitura de Lages. E entra o secretário adjunto, Diogo Demarchi Silva. Mas ainda não há nome definido para substituir o secretário e deputado federal Ricardo Guidi (PL), do Meio Ambiente e da Energia Verde, candidato a prefeito de Criciúma.

 

 

MDB sendo o MDB

 

 

Em defesa de Brasília, onde o partido comanda três ministérios (Planejamento, Cidades e Transportes), líderes do MDB catarinense abriram o balcão de negócios para coligações com quem quer que seja nas eleições de outubro. Até mesmo com o PT, se preciso, reeditando 2002, na única eleição que Lula da Silva (PT) venceu em SC. O deputado federal Carlos Chiodini, presidente do partido, comanda a missão de afastar emedebistas do bolsonarismo.

 

 

Com discursos comparativos sobre recursos liberados no governo de Jair Bolsonaro (PL) e Lula da Silva (PT). Ao mesmo tempo, emedebistas seguem com o bolsonarista raiz Jorginho Mello (PL), no melhor estilo “casais liberais”. É o MDB sendo o MDB. Oportunista por excelência.

 

 

Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br

 

 

VIA BRASIL

 

 

*Prefeitura de Araquari estuda meios legais para custear aluguéis de casas temporários e com valor limitado, para trabalhadores da cidade gaúcha de Marques de Souza, que eventualmente sejam contratados por empresas do município do Norte catarinense.

 

*Segundo o prefeito Clenilton de Souza (PSD) o benefício está voltado às pessoas que perderam o emprego e que sejam contratadas por empresas de Araquari. Até mesmo para trabalho online. Marques de Souza tem quatro mil habitantes e foi ‘adotada’ por Araquari.

 

*O campus da Universidade de Santa Catarina de Joinville passa a ser chamado de “Governador Luiz Henrique”, por força de projeto de lei apresentado pelo ex-senador Paulo Bauer (PSDB), há nove anos, em 2015.

 

 

*Afinal, ninguém melhor que o blumenauense Bauer para propor a homenagem. Se ele chegou ao Senado foi graças à engenharia política engendrada por LHS com a chamada Tríplice Aliança, em 2010, juntando PMDB, PSDB e PFL (antecessor do DEM).

 

 

A (i)mobilidade na 101

 

Estudo da Federação das Empresas de Transporte de Carga e Logística de Santa Catarina aponta que, por contado trânsito congestionado na BR-101/Norte e, consequentemente, mais gastos com óleo diesel, o prejuízo do setor de transporte de cargas pode chegar a R$ 1 bilhão/ano. A a 101 teve o pior índice do país de acidentes em 2023- um por quilômetro.

 

 

E o resto, já se sabe, é o fator ano eleitoral, provocando discussões sobre obras urgentes de mobilidade, que não saem do papel. Tipo o Contorno Oeste, para tirar todo o trânsito de passagem do centro urbano de Jaraguá do Sul. Está na Lei Complementar 65/2007 e foi a anunciado em 2014. Ressuscitado em 2017, consta do Plano Diretor de 2018. E segue o baile!

 

Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVonline

Por

Nascido em Blumenau, 72 anos, 57 de profissão, incluindo passagens pelo rádio. E em jornais diários como A Notícia (Joinville), Jornal de Santa Catarina (Blumenau) e O Correio do Povo (Jaraguá do Sul)

Notícias relacionadas

x