Colunas

Política e Políticos –A rua coberta de Araquari

Política e Políticos – Celso Machado comenta os principais acontecimentos da política catarinense

05/09/2024

Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br

 

 

Avança a construção da rua coberta (que não é bem uma rua) no Centro de Araquari, uma estrutura quiçá inédita em Santa Catarina, mas que já existe há décadas em Curitiba, embora na capital paranaense o foco não seja o de eventos e feiras. Com 800 metros de extensão e ocupando uma área de 1,5 mil metros quadrados, a estrutura terá espaços para gastronomia e um palco.

pol

Toda a cobertura é em metal revestido com termoplástico, um material que resiste às altas temperaturas sem se deformar. Com conclusão prevista para dezembro, o investimento é de R$ 3,7 milhões, dos quais R$ 1,6 milhão de emenda parlamentar do ex-deputado Rodrigo Coelho (Podemos/Joinville). O calçadão da Marechal, no Centro de Jaraguá do Sul, poderia ter um trecho (ou como um todo) coberto. Ou não? Mas é preciso ousar!

 

Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br

 

CURTAS

 

*Prefeito de Jaraguá do Sul, Jair Franzner (MDB), faz um tempinho, já deu o recado. Se reeleito, o critério para nomeações no primeiro escalão, principalmente, não será o político, com a costumeira distribuição de cargos entre partidos aliados sem qualquer outra avaliação.

 

*Exceto nos “santinhos” (é obrigatório), talvez isso explique a postura de alguns candidatos a vereador que escondem nome e fotos de Franzner no material impresso de campanha. Ou na porta dos comitês.

 

*Em cidades de grande e médio porte as propostas para a tal mobilidade urbana, cada vez pior visto a crescente frota de veículos motorizados, vão de viáveis a mirabolantes. Até porque nem de longe há dinheiro para tudo. Em alguns casos, nem para ir um pouco além da rotina.

 

*Vereadores de Jaraguá do Sul querem que a prefeitura construa um autódromo e pista de motocross que também possa ser usada para outros esportes radicais. Talvez se viabilize em parceria público privada, para se tornar até um ponto turístico.

 

*Uma estrutura assim pode atrair grande público, gerando empregos e renda. Jaraguá do Sul já teve um autódromo, na Tifa Monos, que sediou grandes competições estaduais e nacionais. Mas era uma propriedade particular e foi fechado há mais de 30 anos.

 

*Nada melhor que um dia atrás do outro e uma noite no meio. O ex-senador Dario Berger, que disputou a reeleição pelo PSB e hoje é candidato a prefeito de Florianópolis pelo PSDB, agora quer distância de Lula da Silva (PT). Que à época abençoou a filiação dele no partido do vice-presidente Geraldo Alckmin.

Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br

 

Ex-prefeitos condenados

 

O ex-seminarista Deyvison Souza (MDB), também ex-prefeito (reeleito) de Pescaria Brava, Sul de SC, foi condenado a 62 anos de prisão em regime fechado. Por crimes que fraudavam licitações para contratação de serviços de coleta e destinação de lixo com a extinta empresa Serrana. Além da pena de prisão, Souza perdeu os direitos políticos por oito anos.

 

Marlon Neuber (PL), ex-prefeito de Itapoá, também foi condenado pelos mesmos crimes a 59 anos, 11 meses e 15 dias, mas conseguiu redução para 18 anos. No Vale do Itapocu, os ex-prefeitos Luiz Carlos Tamanini (MDB/Corupá), Sésar Tassi (MDB/Massaranduba), Luís Antônio Chiodini (PP/Guaramirim) e Felipe Voigt (MDB/Schroeder) respondem a inquéritos pelos mesmos crimes e aguardam julgamento em liberdade.

 

Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br

 

VIA BRASIL

 

* Qualquer eleitor que pediu a transferência temporária de seção eleitoral já pode confirmar o novo local de votação. As informações foram liberadas na terça-feira (3). Para isso basta clicar em “Serviços Eleitorais”, na página do TSE.

 

*Até dezembro cerca de 500 novos policiais militares devem ser incorporados ao efetivo atual ao redor de 9 mil praças na ativa. Mas não se sabe quantos vão sair por vários motivos, incluindo aposentadorias.

 

*Comparado a população atual de Santa Catarina, com mais de 8 milhões de pessoas, estima-se que o ideal seria um contingente entre 18 e 20 mil PMs. Se não temos isso é por pura negligência de muitos governos, nunca olhando presente e futuro da segurança pública.

 

*Empenhado diuturnamente na eleição de candidatos a prefeito em importantes colégios eleitorais, como Blumenau e Joinville, onde seu partido apoia chapas do PL e Novo, o deputado Napoleão Bernardes (PSD) tira nova licença. Abrindo espaço até dia 10 de outubro para o suplente José Caramori, ex-prefeito de Chapecó.

 

 

Polícia legislativa armada

 

Com voto favorável do relator, senador Esperidião Amin (PP), a Comissão de Constituição de Justiça do Senado aprovou por unanimidade projeto de lei do senador Izalci Lucas (PL/MG) que concede porte de arma de fogo aos policiais (concursados) que trabalham nas assembleias legislativas estaduais.

Hoje isso só é permitido aos policiais do Senado e da Câmara dos Deputados. * É uma extensão lógica. Preferível seria que não houvesse nem necessidade da polícia legislativa, mas os fatos demonstram: é preciso que haja segurança, uma segurança adequada. No ”adequado” entra o equipamento”, argumentou Amin.

 

Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br

 

Quer saber das notícias primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVonline

Por

Nascido em Blumenau, 72 anos, 57 de profissão, incluindo passagens pelo rádio. E em jornais diários como A Notícia (Joinville), Jornal de Santa Catarina (Blumenau) e O Correio do Povo (Jaraguá do Sul)

Notícias relacionadas

x