Colunas

Política e Políticos – A esperança da medula

Política e Políticos – O jornalista Celso Machado comenta os principais acontecimentos de Santa Catarina e da região

03/04/2025

Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br

Política e Políticos

Bruno Collaço Agência AL

A inclusão de informações sobre a medula óssea dos recém-nascidos no Registro Brasileiro de Doadores Voluntários e Medula Óssea está proposta em projeto de lei do deputado Antidio Lunelli (MDB). Com a coleta dos dados feita junto com o Teste do Pezinho em hospitais e maternidades públicos e privados. Inspirado na história de Isabel Regina Grimes, de 33 anos, moradora de Jaraguá do Sul, diagnosticada com aplasia medular em 2023 e à espera de um doador, Lunelli defende que isso ampliará as chances de se encontrar doadores compatíveis. De fato, a esperança de cura está no transplante de medula óssea. Mas a compatibilidade entre pessoas que não são da mesma família é de, em média, uma em 100 mil.

 

 

Política e Políticos – CURTAS

 

*Projeto de lei do prefeito (reeleito) de Palhoça, Eduardo Freccia (PL) foi aprovado em tempo recorde pela Câmara Vereadores, depois de um dia em tramitação na Casa. Com 20 votos a favor (o presidente só vota em caso de empate).

 

*Foram necessários apenas 47 segundos, em duas votações, para criar 101 novos cargos comissionados na prefeitura. Um custo mensal de R$ 400 mil a mais na folha de salários.

 

*Em nota a prefeitura, com seis mil servidores efetivos, justifica ser “necessário adequar a estrutura administrativa para garantir um atendimento eficiente à população”.

 

*Cargos comissionados, em qualquer instância de governo, são aqueles preenchidos por indicações políticas feitas pelos próprios vereadores, prefeito, vice, deputados e etecetera.

 

*Adriano Silva (Novo), prefeito de Joinville, ganhando espaço na corrida eleitoral de 2030. Em 2028 lançará a atual vice-prefeita, Rejane Gambin, provavelmente em chapa com um vice do PL. Para ter apoio de Jorginho Mello (PL) ao governo do estado dois anos depois.

 

*Aprovado pela Assembleia Legislativa um projeto de lei do deputado Marcius Machado (PL), estabelecendo multa de R$ 500,00 para quem for flagrado jogando lixo nas ruas e praças. Modelo europeu de ‘educação compulsória’, só que muito mais brando.

 

 

Flexibilizando os enterros

Política e Políticos

Vicente Schmitt Agência AL

Já tem parecer favorável da Comissão de Justiça da Assembleia Legislativa um projeto de lei do deputado Sargento Lima (PL/Joinville), que vai dar no que falar. A proposta permite sepultamentos em áreas privadas rurais, visto que muitas propriedades ficam a quilômetros de distância dos cemitérios urbanos. Segundo Lima, isso já ocorre em Santa Catarina, mas de forma clandestina, sem seguir nenhum padrão sanitário, o que o projeto exige. Se for aprovado, o governador Jorginho Mello (PL) assumirá o projeto. Se ele vetar, a Assembleia pode promulgar. E, aí vira lei. Não sem antes uma chuva de protestos de igrejas e instituições conservadoras.

 

 

Política e Políticos – VIA BRASIL

 

*Ao acatar parecer da Procuradoria Geral da República, contrário a prisão de Jair Bolsonaro, (PL) em ação movida por vereadora petista de Pernambuco, Alexandre de Moraes apenas cumpriu o combinado em não poucos jantares promíscuos reunindo ministros do STF, senadores, deputados e Lula da Silva (PT).

 

*Com a popularidade de Lula da Silva (PT) em queda vertical, incluindo estados do Nordeste, eles concluíram que não é este o momento para colocar na cadeia um político muito mais conectado com uma massa de eleitores (bolsonaristas ou não) do que o próprio presidente da República.

 

*Aliás, por coincidência ou não, pesquisa da Genial/Quest divulgada na quarta-feira (2) mostra que a rejeição do governo Lula da Silva (PT) na região Nordeste do país subiu de 37% para 46%. Sem ironia, um claro alerta vermelho para o governo.

 

*Governo federal deve manter a antecipação do 13º salário para aposentados e pensionistas, uma prática que, ao invés de ajudar, arromba com a vida financeira de muita gente. Mas só em maio ou junho, disse a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet (MDB). E não em abril como se tem propalado.

 

 

Da série “As pontes”

Kayo Souza Mcom

Como já o fez em junho de 2023, inaugurando 1,6 mil metros de duplicação da BR-280, em Guaramirim, ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), foi ao Maranhão na quarta-feira (2) anunciar recursos para a rodovia BR-222 e inaugurar uma ponte com…22 metros! Prometida para 2024, a nova ponte substituiu uma outra, provisória, que desabou agora, em março. Detalhe: no Maranhão Lula da Silva (PT) venceu disparado a eleição de 2022, com mais de 71% dos votos. E isso talvez justifique o foguetório.

 

Siga nosso canal no youtube também @JDVDigital

Por

Nascido em Blumenau, 72 anos, 57 de profissão, incluindo passagens pelo rádio. E em jornais diários como A Notícia (Joinville), Jornal de Santa Catarina (Blumenau) e O Correio do Povo (Jaraguá do Sul)

Notícias relacionadas

x