Nascido em Blumenau, 72 anos, 57 de profissão, incluindo passagens pelo rádio. E em jornais diários como A Notícia (Joinville), Jornal de Santa Catarina (Blumenau) e O Correio do Povo (Jaraguá do Sul)
Política e Políticos – A esperança da medula
Política e Políticos – O jornalista Celso Machado comenta os principais acontecimentos de Santa Catarina e da região
03/04/2025
Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br
Bruno Collaço Agência AL
A inclusão de informações sobre a medula óssea dos recém-nascidos no Registro Brasileiro de Doadores Voluntários e Medula Óssea está proposta em projeto de lei do deputado Antidio Lunelli (MDB). Com a coleta dos dados feita junto com o Teste do Pezinho em hospitais e maternidades públicos e privados. Inspirado na história de Isabel Regina Grimes, de 33 anos, moradora de Jaraguá do Sul, diagnosticada com aplasia medular em 2023 e à espera de um doador, Lunelli defende que isso ampliará as chances de se encontrar doadores compatíveis. De fato, a esperança de cura está no transplante de medula óssea. Mas a compatibilidade entre pessoas que não são da mesma família é de, em média, uma em 100 mil.
Política e Políticos – CURTAS
*Projeto de lei do prefeito (reeleito) de Palhoça, Eduardo Freccia (PL) foi aprovado em tempo recorde pela Câmara Vereadores, depois de um dia em tramitação na Casa. Com 20 votos a favor (o presidente só vota em caso de empate).
*Foram necessários apenas 47 segundos, em duas votações, para criar 101 novos cargos comissionados na prefeitura. Um custo mensal de R$ 400 mil a mais na folha de salários.
*Em nota a prefeitura, com seis mil servidores efetivos, justifica ser “necessário adequar a estrutura administrativa para garantir um atendimento eficiente à população”.
*Cargos comissionados, em qualquer instância de governo, são aqueles preenchidos por indicações políticas feitas pelos próprios vereadores, prefeito, vice, deputados e etecetera.
*Adriano Silva (Novo), prefeito de Joinville, ganhando espaço na corrida eleitoral de 2030. Em 2028 lançará a atual vice-prefeita, Rejane Gambin, provavelmente em chapa com um vice do PL. Para ter apoio de Jorginho Mello (PL) ao governo do estado dois anos depois.
*Aprovado pela Assembleia Legislativa um projeto de lei do deputado Marcius Machado (PL), estabelecendo multa de R$ 500,00 para quem for flagrado jogando lixo nas ruas e praças. Modelo europeu de ‘educação compulsória’, só que muito mais brando.
Flexibilizando os enterros
Vicente Schmitt Agência AL
Já tem parecer favorável da Comissão de Justiça da Assembleia Legislativa um projeto de lei do deputado Sargento Lima (PL/Joinville), que vai dar no que falar. A proposta permite sepultamentos em áreas privadas rurais, visto que muitas propriedades ficam a quilômetros de distância dos cemitérios urbanos. Segundo Lima, isso já ocorre em Santa Catarina, mas de forma clandestina, sem seguir nenhum padrão sanitário, o que o projeto exige. Se for aprovado, o governador Jorginho Mello (PL) assumirá o projeto. Se ele vetar, a Assembleia pode promulgar. E, aí vira lei. Não sem antes uma chuva de protestos de igrejas e instituições conservadoras.
Política e Políticos – VIA BRASIL
*Ao acatar parecer da Procuradoria Geral da República, contrário a prisão de Jair Bolsonaro, (PL) em ação movida por vereadora petista de Pernambuco, Alexandre de Moraes apenas cumpriu o combinado em não poucos jantares promíscuos reunindo ministros do STF, senadores, deputados e Lula da Silva (PT).
*Com a popularidade de Lula da Silva (PT) em queda vertical, incluindo estados do Nordeste, eles concluíram que não é este o momento para colocar na cadeia um político muito mais conectado com uma massa de eleitores (bolsonaristas ou não) do que o próprio presidente da República.
*Aliás, por coincidência ou não, pesquisa da Genial/Quest divulgada na quarta-feira (2) mostra que a rejeição do governo Lula da Silva (PT) na região Nordeste do país subiu de 37% para 46%. Sem ironia, um claro alerta vermelho para o governo.
*Governo federal deve manter a antecipação do 13º salário para aposentados e pensionistas, uma prática que, ao invés de ajudar, arromba com a vida financeira de muita gente. Mas só em maio ou junho, disse a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet (MDB). E não em abril como se tem propalado.
Da série “As pontes”
Kayo Souza Mcom
Como já o fez em junho de 2023, inaugurando 1,6 mil metros de duplicação da BR-280, em Guaramirim, ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), foi ao Maranhão na quarta-feira (2) anunciar recursos para a rodovia BR-222 e inaugurar uma ponte com…22 metros! Prometida para 2024, a nova ponte substituiu uma outra, provisória, que desabou agora, em março. Detalhe: no Maranhão Lula da Silva (PT) venceu disparado a eleição de 2022, com mais de 71% dos votos. E isso talvez justifique o foguetório.
Siga nosso canal no youtube também @JDVDigital
Notícias relacionadas
Coluna: Turbulentas águas de março
Pois é, março foi até dia 31… E todos concordam que foi com certeza um mês de altos e baixos, em todos os sentidos. Desde os problemas para resolver no “quintal de casa”, como a alta de preços nos alimentos, considerando os custos do plantio, transporte, até chegar à mesa…