Colunas

Política e Políticos – A devida homenagem

Política e Políticos – O jornalista Celso Machado comenta os principais acontecimentos de Santa Catarina e da região

17/12/2024

Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br

Política e Políticos

divulgação

 

O ex-governador Antônio Carlos Konder Reis, respeitado até hoje e uma das presenças ilustres no ano do Centenário de Jaraguá do Sul (na foto, abraçando o ex-deputado estadual e ex-prefeito Waldemar Grubba), foi homenageado na segunda-feira (16), data em que também completaria 100 anos de idade, se estivesse vivo. A Assembleia Legislativa também o lembrou. Konder Reis nasceu em 16 de dezembro de 1924 em Itajaí (morreu em 12 de junho de 2018). Dono de singular currículo político, foi deputado estadual e federal, senador (1963/1971 e 1971/1979) e governador (1975/1979 e 1994/1995). Relator-geral da Constituição de 1967 e relator-adjunto da Constituição de 1988. Entre 1983 e 1986, anos de catastróficas enchentes em Santa Catarina, foi secretário da Reconstrução do ex-governador e hoje senador Esperidião Amin (PP), autor do pedido de homenagem a KR no Senado.

 

 

Política e Políticos – CURTAS

 

*A Coligação “BC da Esperança” (PT, PC do B, PV, Solidariedade, PSOL e REDE) quer cassar a chapa de Jair Renan Bolsonaro (PL), o mais votado entres os eleitos em outubro para a Câmara de Balneário Camboriú. Além de Renan, filho de Jair Bolsonaro, outros cinco do PL se elegeram.

 

*A coligação acusa fraude na chamada cota de gênero, com pelo menos 30% de candidatas de cada partido ou coligação. A ação aponta que pelo menos quatro foram usadas como “laranjas”. Três delas receberam entre 14 e 30 votos. Pelo mesmo motivo, dois vereadores de Joinville eleitos em 2020 perderam os mandatos.

 

*Renan, o filho 04 de Jair Bolsonaro, eleito com 3.033 votos, agora é evangélico da Igreja Sara Nossa Terra, criada em Brasília há pouco mais de 20 anos. “Hoje eu decidi nascer de novo, Jesus é o verdadeiro salvador, muito obrigado meu pai”, escreveu Renan depois do batismo no domingo (15).

 

*O MDB rachado pelo “vai não vai” para o governo de Jorginho Mello (PL), agora disputa internamente a vaga de vice-presidente da Assembleia Legislativa (Volnei Weber ou Fernando Krelling) na gestão de Júlio Garcia (PSD) a partir de fevereiro. Garcia está em seu sétimo mandato como deputado estadual e presidirá a Alesc pela terceira vez.

 

*Aliás, diga-se, não se viu a cúpula do MDB negociando secretarias oferecidas ao partido pelo governador Jorginho Mello (PL). Apenas conversas dos deputados Carlos Chiodini, presidente estadual, e Antidio Lunelli, com o governador. Há uma aparente cizânia no partido que, como um todo, não se manifesta.

 

*A partir de fevereiro de 2025, Joinville terá quatro deputados: Mauricio Peixer (PL), Fernando Krelling (MDB) e Matheus Cadorin (Novo) na Assembleia Legislativa. E Zé Trovão (PL) na Câmara dos Deputados. Além do primeiro suplente de deputado federal Darci de Mattos (PSD), de “estepe”. Numericamente, é a maior representação entre os 295 municípios de Santa Catarina.

 

Enxugando despesas

Política e Políticos

ilustrativa

A empresa Sinart (Bahia), presente em 37 municípios espalhados pelo país e atual gestora do terminal rodoviário de Florianópolis, que pertence ao governo do Estado, passará a administrar a rodoviária de Blumenau com um investimento de R$ 12 milhões nos dois primeiros anos da concessão. Hoje, o prédio não oferece, nem de longe, conforto e segurança para passageiros, funcionários e taxistas, por exemplo, pois é frequentado o tempo todo por drogados, alcoólatras e pedintes. Haverá, também, sistema eletrônico de informações, videomonitoramento, bilheterias modernas, segurança presencial, estacionamento organizado e espaços comerciais. Resumindo, a prefeitura livrou-se de um trambolho de 7.300 metros quadrados, inaugurado em 4 de fevereiro de 1980 e que ficou ao “deus dará” até hoje.

 

 

Política e Políticos – VIA BRASIL

 

*O ministro Jhonatan de Jesus, do Tribunal de Contas da União, ordenou que o governo tome medidas para impedir que os beneficiários do Bolsa Família usem os recursos do benefício com apostas on-line.  A decisão se deu depois de solicitação do Ministério Público junto ao TCU.

 

* Pela determinação, o governo deve adotar soluções imediatas para impedir que os beneficiários do Bolsa Família e outros programas sociais e assistenciais utilizem esses recursos nas chamadas bets.

 

*Governo federal prepara Medida Provisória para conceder reajuste a funcionários públicos a partir de janeiro. A porcentagem do aumento vai variar de acordo com a categoria. Mas, para valer já no ano que vem, é preciso que o Congresso aprove o orçamento da União para 2025 ainda em dezembro.

 

*Não houve reajuste salarial em 2024 para os funcionários públicos federais, só de benefícios. Eles receberam aumentos no auxílio-alimentação, nos recursos destinados à assistência à saúde suplementar e na assistência pré-escola. O último reajuste salarial linear foi concedido em 2023, de 9%. Na época, houve também aumento no auxílio-alimentação.

 

 

Colheita adiada

Ricardo Stuckert/PT

Às vésperas de completar a metade do seu terceiro mandato, Lula da Silva (PT) disse que 2025 e 2026 serão anos de “colheita” de investimentos e programas sociais do governo a partir de 2023. Foi em entrevista à Globo. Mas o discurso mudou. “O ano de 2023 foi de plantar, semear e regar. Em 2024 estamos colhendo os resultados e vendo o país avançar”, disse o petista em junho último. “Este ano (2024) nós vamos viajar pelo Brasil inteiro para anunciar as colheitas que o povo precisa para melhorar a qualidade de vida”, declarou Silva, em julho passado. E segue o baile!

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVDigital

Por

Nascido em Blumenau, 72 anos, 57 de profissão, incluindo passagens pelo rádio. E em jornais diários como A Notícia (Joinville), Jornal de Santa Catarina (Blumenau) e O Correio do Povo (Jaraguá do Sul)

Notícias relacionadas

x