Jaraguá do Sul

Pianista colombiano atribui ao Femusc a conquista de tocar no Carnegie Hall

Pianista colombiano Juan Avendaño atribui ao Femusc a conquista de tocar no Carnegie Hall.

23/01/2025

Pianista colombiano atribui ao Femusc a conquista de tocar no Carnegie Hall – “Se não tivesse participado do Femusc, não estaria onde estou hoje”, afirma o músico Juan Avendaño, doutorando nos EUA, que credita ao festival a base para alcançar um dos palcos mais prestigiados do mundo; a 20ª edição do evento acontece até sábado, 25 de janeiro.

 

O pianista colombiano Juan Avendaño diz que viu sua trajetória musical transformar-se a partir do Festival Internacional de Música de Santa Catarina. Sua primeira experiência internacional aconteceu em 2012, quando ingressou no evento para aprimorar sua técnica pianística. Mais de uma década depois, ele conquistou o direito de se apresentar no Carnegie Hall, em Nova York (EUA), ao vencer um concurso internacional.

 

Pianista colombiano atribui

divulgação/Femusc

 

“Olhando para trás, acredito verdadeiramente que, se não tivesse participado do Femusc, não estaria onde estou hoje – estudando com um professor incrível nos Estados Unidos, com uma bolsa integral”, afirma Avendaño. O colobiano é aluno de Alexandre Dossin, professor do Femusc.  “O festival me abriu portas, me inspirou e me deu as ferramentas para crescer como músico, acrescenta o músico.

 

A vitória no concurso internacional lhe garantiu uma apresentação solo no Carnegie Hall no final de 2024. “Tocar no Carnegie foi um sonho que eu nunca imaginei alcançar. A experiência me desafiou a dar o meu melhor e mostrou do que sou capaz. Estar em um espaço tão lendário foi inesquecível, e espero ter a chance de fazê-lo novamente.”

 

O pianista ressalta que o Femusc foi o ponto de virada que o fez enxergar um futuro além da Colômbia. “Foi ali que compreendi o nível de excelência necessário para construir uma carreira internacional e tomei a decisão de estudar no exterior.”

 

Trajetória

 

“Sua trajetória reflete o impacto transformador do FEMUSC.  Felizmente mais uma história de sucesso, diz o professor Dossin.  Conheci o Juan há mais de 10 anos no festival, quando ele havia recentemente começado seus estudos de piano”, relembra o professor, que atualmente orienta o doutorado de Juan na Universidade de Oregon (EUA).

 

“O Femusc é um lugar único para o crescimento musical – oferece um ambiente acolhedor, professores incríveis, colegas inspiradores e um clima maravilhoso”, conclui Juan, que mantém amizades feitas há anos no festival. “Além disso, me conectei com pessoas das comunidades de Santa Catarina e Jaraguá do Sul, que não eram músicos, mas compartilhavam a energia e o calor do evento”.

 

Quer saber das notícias  primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVonline

Notícias relacionadas

x