Jaraguá do Sul

Outras obras de prevenção se destacam

O Parque Linear Via Verde com certeza foi a maior obra do período, mas com certeza não foi a única.

25/07/2024

Outras menores em proporção, mas tão importantes quanto, estão contribuindo para minimizar o efeito das águas sobre os rios que cortam a cidade. Confira as principais:

 

 

Vila Machado, Nereu Ramos

Instalação de galerias na rua Joaquim Pincegher, obra que deu maior vazão às águas da chuva, evitando alagamentos, em 2024.

 

 

Via Verde, Ilha da Figueira

Obras de enrocamento em um trecho de 500 metros, com aproximadamente 3.750 m³ de rocha, do início do Parque até a Via Gastronômica. O local foi atingido por enchentes entre o fim de 2022 e início de 2023, e ficou seriamente danificado, com risco de escorregamento. O reforço das margens do Itapocu tem objetivo de prevenir o agravamento e novas ocorrências do tipo.

 

 

Ribeirão Boa Vista, Ilha da Figueira

Obra de prevenção consistiu na colocação de pedras de contenção, para evitar a erosão das margens do ribeirão, numa extensão de 270 metros de cada leito, além do plantio de grama, para preservação do solo e ajardinamento, em 2022.

 

Enrocamento no Ribeirão Ilha da Figueira, Ilha da Figueira

A obra foi realizada em fevereiro de 2022, numa extensão de aproximadamente 180 metros, nas duas margens do Ribeirão Ilha da Figueira, entre o bairro Ilha da Figueira até o limite com o município de Guaramirim. Além do enrocamento, também foram realizados o desassoreamento e a ampliação da vazão, para melhorar o fluxo d’água. Aproximadamente 2,7 mil m³ de pedras foram utilizados para contenção das margens do ribeirão.

 

Enrocamento, Ribeirão Molha

Obra de prevenção e contenção de margens, realizadas em uma extensão de aproximadamente 160 metros das duas margens do Ribeirão Molha, na Barra do Rio Molha, concluída em junho de 2022. Ao todo, foram 1.170 m³ de pedras utilizadas. O enrocamento tem o objetivo de evitar a erosão e eventuais danos às construções existentes no entorno. As ações incluíram também contenção, ampliação da vazão e desassoreamento do ribeirão, e deixarão mais tranquilos os moradores da região, especialmente da Rua Adolf Püttjer, nas imediações da Prefeitura. Falando em prefeitura, ela própria e os funcionários serão beneficiados com maior segurança, já que o ribeirão em questão passa entre os prédios do Centro Administrativo.

 

Rio Cerro II, Bairro Rio Cerro II

Mais uma obra de prevenção, com limpeza, desassoreamento, contenção de margens e aumento de vazão do Rio Cerro II. Desta vez num trecho de 1.500 metros, nos fundos do Loteamento Jardim Roeder, na margem direita da SC-110, no bairro Rio Cerro II. No local, houve a necessidade de construir enrocamento em 90 metros do leito do rio, com a utilização de 300 metros cúbicos de pedras. Uma ação que foi continuidade da realizada um ano antes, num trecho de quase dois quilômetros.

 

Macuco Pequeno, Rio da Luz

Limpeza, desassoreamento e ampliação da vazão do riacho, em uma extensão aproximada de um quilômetro, para evitar alagamentos na região, em 2021

 

 

Rio Cerro II, entre Rio Cerro e SC-110

Ampliação da vazão, contenção de margens, enrocamento e desassoreamento do rio Cerro, a pedido da população, em uma extensão superior a um quilômetro, do pé da serra de acesso a Pomerode em direção ao perímetro urbano de Jaraguá do Sul. Uma região até então bastante suscetível a alagamentos, como em 2011, quando o alagamento chegou à janela das casas.

 

 

Estrada Quirino Lunelli, Ribeirão Grande do Norte

Enrocamento do ribeirão, para conter a erosão do local, que poderia provocar deslizamentos, comprometendo o asfalto e a pista de rolamento.

 

 obras de prevenção se destacam

 

 

Serrinha, Três Rios do Norte

Enrocamento corrigiu o escoamento, interrompendo a erosão lateral da pista, na Rua Roberto Ziemann.

 

 

Enrocamento nas margens do Rio Jaraguá

Obra realizada em 2019, nos fundos do Beira Rio Clube de Campo, no Centro, necessária para conter a erosão sofrida no espaço nos últimos dez anos. O enrocamento de 2.259,80 m³ de volume, contou com um gabião – estrutura metálica em formato de gaiola, feita com telas de aço ou arame e preenchida com pedra britada ou seixos – de 441 m³ -, formando um maciço de rocha compactado para conter a erosão. A obra também aumentou a vazão do rio, nas proximidades da Ponte Expedicionário Frederico Vasel, conhecida como “Ponte Beira Rio”.

 

 

Contenção de encostas

Além das obras para evitar que água invada a cidade, Jaraguá do Sul também investiu em um pacote de obras de contenção de encostas. Foram 14 ao total, realizadas entre 2012 e 2016, como influencia direta das cheias de 2008 e 2011. As obras de contenção incluíram a construção de muros de concreto e de valos para drenagem, de acordo com as características de cada solo. Ao todo, foram investidos R$ 5,3 milhões, recursos provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). As obras foram realizadas nas ruas: Rudolfo Grossklas, das Acácias e Rodolfo Sanson (Ilha da Figueira), Waldemar Rau, Cecília Planincheck Marquardt e 735 (Rau), Adolfo Birr (Jaraguá 99), Verônica Demarchi Rosa (Rio Cerro), Feliciano Bortolini (Barra do Rio Cerro), Leopoldo Diel e Luís Chiodini (Jaraguá Esquerdo), João Batista Rudolf (Amizade), Luís Bortolini (São Luís) e 448 (Baependi).

 

 

CONFIRA TODAS AS MATÉRIAS DO ESPECIAL: 

 

Leia Também>>> Especial Jaraguá do Sul 148 anos A força que vem da prevenção

 

Leia Também>>>Nascemos e crescemos a partir dos rios Itapocu e Jaraguá 

 

Leia Também>>>Uma geografia que requer atenção constante

 

Leia Também>>> Prevenção foi uma das marcas da administração

 

Leia também >>> Principais enchentes de que se tem notícias

 

Leia também >>>> Jaraguá do Sul 148 anos – Prevenção que salva vidas

 

Leita Também Parque Linear Via Verde é uma iniciativa de prevenção

 

Leia >>>>>>>>> Outras obras de prevenção se destacam

 

Leia>>>> Mutirões de limpeza 

 

Leia Também>>> Recuperação da Mata Ciliar – Respeito aos rios e suas

 

Confira>>>> Vem mais investimentos por aí 

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVonline

Por

Editora, analista SEO e responsável pelo conteúdo que escreve. Atenta aos conteúdos mais pesquisados do país.

Notícias relacionadas

x