Designer de Moda com especialização em Marketing e Branding, fiz uma fusão entre minha paixão pela moda, música e projetos sociais. Sou Analista de Marketing, Colunista de Moda e participo da Coordenação do Networking de Moda de Jaraguá do Sul.
Olimpíadas Paris 2024: Pódio dos uniformes e um show de cultura
Paris, a Cidade Luz, se tornou palco das Olimpíadas 2024. A moda, nesse contexto, se torna uma ferramenta poderosa para transmitir valores, história e identidade nacional de cada país!
26/07/2024
Paris, a capital da moda que dita as maiores tendências e é berço de grandes designers, é palco das Olimpíadas de 2024.
A Cidade Luz tem chamado a atenção dos holofotes pois acaba de se transformar em uma passarela de cultura mundial.
A moda, nesse contexto, se torna uma ferramenta poderosa para transmitir valores, história e identidade nacional.
Confira a seguir os looks destaque da abertura dos jogos olímpicos!
Paris 2024: Um Show de Moda e Cultura
A capital francesa, conhecida por seu refinamento e elegância, apresentou uniformes que combinavam tradição e modernidade.
A delegação francesa optou por um visual clássico e atemporal, com um toque de sofisticação parisiense.
A Mongólia, país asiático que faz fronteira com a Rússia e a China, teve seus trajes desenhados pela grife de luxo Michel & Amazonka.
Os uniformes foram inspirados no “dil”, uma vestimenta tradicional da Magnólia com colarinho e cinto. As peças foram costuradas com fios de ouro e os coletes continham o símbolo nacional da Mongólia, o Soyombo, a tocha e os anéis olímpicos.
Haiti: Celebração da Cultura e Artesanato Local
O uniforme do Haiti criado pela designer haitiana-italiana Stella Jean, celebra a cultura e o artesanato local, além de transmitir uma mensagem de esperança para o país que passa por uma instabilidade política.
No design das peças, a designer utilizou uma estampa ousada e colorida chamada “Passage“.
No uniforme feminino, a saia foi combinada com uma camisa de cambraia tecida, trazendo as técnicas de fiação de algodão azul do país. O look também leva um blazer sem mangas e cinto criado através de materiais recicláveis.
O modelo masculino apresenta uma jaqueta inspirada na camisa tradicional haitiana, guayabera junto ao emblema olímpico do Haiti.
Canadá: Inclusão na criação de peças para atletas paralímpicos
A marca athleisure Lululemon se uniu aos 14 atletas olímpicos e paralímpicos na criação de uniformes funcionais, garantindo que as peças atendem todas as necessidades durante as competições.
O tecido escolhido proporciona liberdade de movimento e os cordões garantem ajuste perfeito ao corpo dos atletas.
Além disso, as modelagens contém bolsos estratégicos para fácil acesso e tecidos tecnológicos que se adequam à temperatura do corpo e absorvem o suor.
O estilo americano: Ralph Lauren e os looks preppy
As peças criadas nos Estados Unidos, levam um toque de sustentabilidade, utilizando poliéster reciclado e lã responsável cultivada em Oregon pela empresa Shanika.
Ralph Lauren captou o estilo americano, trazendo blazers azul-marinho com detalhes em branco e vermelho, camisas oxford listradas e jeans com lavagem clara.
Brasil: A polêmica dos uniformes nas Olimpíadas
Nas redes sociais não faltaram críticas aos uniformes produzidos para os atletas brasileiros nos Jogos Olímpicos de Paris.
As mulheres vestiram saia branca na altura do joelho com jaqueta jeans bordada e camiseta. E os homens, calça branca, camiseta e jaqueta jeans.
A marca responsável pela produção dos uniformes foi a grande magazine Riachuello, nos pés os atletas vestiram as tradicionais Havaianas.
Apesar do design das peças ter elaboração simples, o trabalho das bordadeiras de Timbaúba dos Batistas, no Rio Grande do Norte, recebeu muitos elogios e todas as peças foram criadas com consciência ambiental, utilizando resíduos têxteis para a criação de novos tecidos!
Confira a seguir:
E aí, curtiu alguns dos looks da abertura das Olimpíadas? Neste sábado, 27 de Julho, teremos alguns atletas brasileiros nos Jogos!
Agenda Jogos de Paris – Sábado 27 de Julho
Os jogos estão abertos e no primeiro dia temos brasileiros disputando o pódio. O Brasil se destaca com grandes chances de conquistar medalhas nas modalidades de skate street, esgrima, natação e judô. Também contamos com a estreia do vôlei e basquete masculino neste sábado, 27 de Julho.
Artigo por: Caroline Andriele Milbratz
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!
Siga nosso canal no youtube também @JDVonline
Notícias relacionadas
Moda e Arquitetura: Tijolos ecológicos produzidos através de resíduo têxtil
O mercado da moda movimenta cerca de 2,4 trilhões de dólares no mundo e é responsável por cerca de 10% das emissões globais de carbono. Conheça a francesa que uniu moda e arquitetura para a criação de tijolos ecológicos.