Jornalista a 47 anos escrevendo a história de Jaraguá do Sul e do Vale do Itapocu, com credibilidade.
Obras na Praça Húngara Magyar Tér, no Garibaldi, inicia a construção
Saiba mais:
01/02/2024
A empresa Cubica já deu início às obras da Praça Húngar Magyar Tér, localizado em Santo Estevão, Garibaldi, projeto elaborado pela equipe técnica da Secretaria de Planejamento e Urbanismo.
Está montando o canteiro de obras. O edital de licitação foi assinado pelo prefeito Jair Franzner em outubro do ano passado, com a presença da Cônsul Geral da Hungria Szuszanna László e da Adida Cultural e de Educação, Észter Klara Dobos,
do cônsul honorário Amauri Steinmacher, mês em que foi realizada a Bienal Internacional do Livro de Jaraguá do Sul, tendo a Hungria como o país homenageado.
As propostas foram abertas no dia 16 de novembro. O terreno de 2.500 m2 foi adquirido pelo Município e fica na rotatória da Rodovia JGS 466, próximo à Capela Santo Estevão.
O valor do contrato é de R$ 2.158.762,16 e o prazo de conclusão em 10 meses, de acordo com o secretário de Administração, Douglas Antônio Conceição.
“Será mais uma importante obra construída com recursos próprios da Prefeitura, em função das economias feitas ao longo dos últimos anos”, destacou o secretário. O prazo para a conclusão da praça é de 10 meses, a contar da assinatura da ordem de serviço.
O prefeito Jair Franzner quer entregar no final de outubro, ou novembro, respeitando os prazos legais do contrato e também das regras eleitorais.
Em 2022, em 16 de julho, nas comemorações do centenário da Capela Santo Estevão, houve o comprometimento público por parte do prefeito Jair Franzner com a comunidade e lançamento da pedra fundamental junto ao terreno onde está sendo construída a praça, um patrimônio cultural dos húngaros e de Jaraguá do Sul.
Praça será local de lazer à comunidade e memória aos imigrantes húngaros
A futura praça contempla as áreas de cultura, esporte e lazer, pois terá espaço para apoio a ciclistas, devido à grande presença deste público esportista naquela região,
bem como para o esporte e lazer da comunidade e o espaço de memória e homenagem aos imigrantes húngaros que se estabeleceram na região do Jaraguazinho, na década de 1890.
A estrutura terá elementos que remetem à praça de Veszprém, além de abrigar a Lança Húngara (Kobjafa), símbolo da força e união da comunidade húngara e que foi doada ao município de Jaraguá do Sul em 1996, por Istzan Zolcsak e comunidade húngara de São Paulo.
A escultura encontra-se atualmente no Centro de Informações Turísticas da Avenida Prefeito Waldemar Grubba. Durante a fase final das obras da praça, o monumento será transferido para aquele local, com maior destaque e ambiente mais adequado à sua representatividade.
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!
Siga nosso canal no youtube também @JDVonline