Editora, analista SEO e responsável pelo conteúdo que escreve. Atenta aos conteúdos mais pesquisados do país.
O que acontece se sacar a aposentadoria de papai ou mamãe após sua morte?
Se você é um herdeiro de algum aposentado ou pensionista do INSS, fique atento a este comunicado geral.
25/02/2023
De acordo com o comunicado do INSS, a pensão por morte é um direito assegurado aos dependentes de segurados falecidos do INSS. No entanto, é importante que a família não saque os benefícios do segurado antes da notificação do óbito ao INSS, pois, quando informado, o órgão cancela automaticamente os pagamentos. Caso a família realize o saque indevidamente, será obrigada a devolver o valor e ainda poderá ser cobrada administrativamente pelo órgão.
Para evitar problemas futuros, é recomendado que os dependentes entrem em contato com o INSS por meio do portal Meu INSS ou pela central de atendimento, no número 135, para comunicar o óbito e solicitar a liberação dos valores devidos de maneira legal.
É importante lembrar que a liberação dos valores é feita por meio de um Pagamento Alternativo de Benefício (PAB), e que a solicitação deve ser feita com a documentação necessária apresentada e a solicitação aceita pelo órgão.
Por fim, a não realização do saque indevido dos benefícios do segurado falecido pode evitar dores de cabeça para a família e garantir que a liberação dos valores devidos seja realizada de maneira legal, rápida e segura. Portanto, fique atento às informações do INSS e mantenha-se informado sobre seus direitos e deveres como beneficiário.
Leia mais em Informe Brasil clicando no link onde está o restante deste conteúdo
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!
Siga nosso canal no youtube também @JDVDigital
Notícias relacionadas
Beneficiários do INSS já podem conferir o calendário de pagamentos 2025
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou, no último dia 18, o calendário de pagamentos de aposentadorias, pensões e auxílios para 2025. Cerca de 40 milhões de beneficiários já podem conferir as datas de depósito de seus benefícios para o próximo ano. Como em anos anteriores, o…