Foi assim, conforme a historiografia, a tradição e, em seguida, umas boas camadas lendárias, que um frade que vivia na cidade de Assis, na Úmbria, Itália, teve uma ideia que depois se tornaria um costume natalino: montar um presépio.
Seu nome era Francisco e ele entraria para a história como São Francisco de Assis (1181-1226). E, conforme os registros históricos, a primeira montagem do tipo foi feita há exatos 800 anos, para a celebração do Natal de 1223.
Dois relatos antigos atestam essa história. O primeiro é de Tomás de Celano (1200-1265), frade que conviveu com Francisco e é considerado seu primeiro biógrafo. Na obra ‘Prima Vita’, ele descreveu essa montagem.
Tudo começou com uma viagem empreendida, pouco tempo tempos antes, por Francisco, até a Terra Santa. Ele voltou de lá muito impactado com o que viu e com as visitas aos locais onde Jesus teria vivido. Achou que Greccio, pequena cidade a 70 km de Assis, era muito semelhante a Belém e decidiu recriar ali o relato bíblico do Natal.
Assim, a sua intenção foi contemplar de maneira mais palpável e envolvente o mistério de Deus que se fez menino. Então, utilizando uma manjedoura, e até mesmo animais reais para o acontecimento bíblico, São Francisco deu início a uma tradição que ecoaria através dos séculos.
A representação do presépio se espalhou rapidamente pela Europa e além, transformou-se em uma tradição essencial nas celebrações natalinas. Mosteiros, igrejas e residências começaram a exibir suas próprias representações do presépio, cada um com sua forma, seu estilo e um “toque criativo”, único, como vimos até hoje.
E este ano celebramos os 800 anos do presépio de Greccio! Assim, essa celebração tornou-se um marco para todos que amam São Francisco de Assis e que fazem do Advento e do Natal um tempo muito especial em suas vidas.
Leia também>>> Fato ou Fake astral: as previsões de 2023 para o seu signo se confirmaram?
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de
Siga nosso canal no youtube também @JDVonline
Com o objetivo de reconectar a comunidade às raízes indígenas da região, o projeto cultural…
Dos catarinenses, Criciúma e Brusque estão vivos no torneio nacional
Imagine estar em um rio e de repente flagrar três onças-pardas nadando ao seu lado.…
O Ministério Público de Santa Catarina faz chamado a consumidores da Escola de Gastronomia Chef…
Em maio, ela terá um outro campeonato em Fujairah, nos Emirados Árabes Unidos
Com excelente atuação, a equipe brasileira dominou a seleção norte-americana
This website uses cookies.