Categories: ColunasCultura

Coluna: O poder do mkt e a “cultura do cancelamento”

Por Sônia Pillon

Essa semana o Brasil parou para assistir a eliminação da “odiada da vez” por mais de 99% dos votos. Foi uma resposta à agressividade e desrespeito com integrantes do reality show da qual ela também participava. Faltou empatia e bom senso. Sobrou incoerência e autoritarismo. Esse fato dominou todas as plataformas de notícias. Portanto, não é necessario citar o nome em questão…

A segurança com que a “cancelada” apresentou ao sair do confinamento tem dado margem a comentários. Há quem garanta que a rapper foi alertada antes da saída, a tempo de se recompor, aconselhada por psicóloga e pela assessoria de marketing pessoal. De que foi orientada a reconhecer que errou, pedir perdão e anunciar que fará tratamento psiquiátrico. Versão negada, evidentemente…

Estaria a poderosa emissora de TV brasileira “passando o pano” ao dar tratamento diferenciado à ex-participante, promovendo entrevistas sucessivas e até preparando um Especial sobre a vida e a carreira dela?

O que se sabe é que o poder do marketing é inegável e não deve ser subestimado. A semiótica está aí para provar isso.

O site Digital Land explica que “aplicando os estudos semióticos no marketing, o que temos é um poder maior de elaboração do discurso nas mãos de quem cria uma mensagem”. Resumindo, esse conhecimento permite trabalhar a imagem de um indivíduo potencializando fatores positivos e minimizando (inclusive eliminando) os fatores negativos.

Sem dúvida, será uma tarefa árdua, digna de experts de marketing para limpar a barra e promover uma mudança na imagem da rapper. Paralelamente a um bom tratamento psicológico, é claro. É um trabalho de meses que pode dar certo, ou não. Ela ressurgirá das cinzas? O tempo dirá…

De qualquer forma, acredito que as pessoas devem ter uma segunda chance na vida, para refletir, mudar e evoluir. Massacrar, apedrejar “a odiada da vez” nas redes sociais, ou presencialmente, ameaçando os familiares, é uma atitude indigna. Não se pode retribuir erros cometidos com arbitrariedades ainda maiores.

Sônia Pillon

Sônia Pillon é jornalista e escritora, formada em Jornalismo pela PUC-RS e pós-graduada em Produção de Texto e Gramática pela Univille. Integra a AJEB Santa Catarina. Fundadora da ALBSC Jaraguá do Sul.

Recent Posts

SC registra queda de 83,1% nos casos de dengue nos primeiros meses de 2025

O estado segue a tendência nacional de redução de casos, com a implementação de medidas…

31 minutos ago

Vacina contra gripe agora é permanente para crianças

A vacina estará disponível durante todo o ano, em todas as salas de vacinação, a…

40 minutos ago

Ministro prevê queda no preço dos ovos de galinha após a Páscoa

Paulo Teixeira afirma que, além dos ovos, outros alimentos também terão redução nos preços com…

52 minutos ago

Brasil confirma primeiro caso de nova cepa de mpox

Mulher de 29 anos foi infectada após contato com familiar que esteve na África. Autoridades…

1 hora ago

Futebol: Juventus sub-21 vence o Nação em jogo-treino

A estreia no Campeonato Catarinense de base acontece no dia 5 de abril

1 hora ago

Casa Própria – Quer ter a sua? Governo libera para estados, 760 novas moradias

Entenda como participar do programa do governo e ganhar um apartamento a baixo custo

4 horas ago

This website uses cookies.