Categories: Saúde

Nutricionista ensina a escolher os sucos de acordo com a cor

Os sucos de fruta são perfeitos para ajudar a refrescar o corpo nos dias mais quentes do ano. Além do mais, as bebidas fazem um bem danado à saúde e as cores deles podem ajudar a entender quais nutrientes estão presentes.

 

 

A nutricionista Alice Carvalhais explica: “A cor é uma boa opção para entregar qual é o nutriente em destaque naquele suco. Por exemplo, um alaranjado vai ter betacaroteno em maior quantidade. O betacaroteno faz bem para a pele e para a visão.

 

Se a gente tem um suco roxo, vai ter em destaque nutrientes que ajudam a diminuir o colesterol ruim e aumentar o colesterol bom, além de agir na memória. O suco verde vai ter uma quantidade boa de vitamina C e de ferro. A cor vai ajudando de acordo com a necessidade.”

 

 

Já o suco de cor rosa, geralmente feito com beterraba, é uma ótima pedida para quem pratica exercícios físicos. “Se você consome um suco que tem beterraba antes de fazer atividade física, vai ter uma disposição maior, um desempenho melhor durante a atividade física.

 

Além disso, vai ajudar a fazer uma reposição muscular no final. Ele é bom como pré-treino e como pós-treino também”, aponta a nutricionista.

 

 

Uma dica da especialista em alimentação é escolher as frutas com baixo índice glicêmico, que é a capacidade que o alimento tem de elevar a glicose no sangue. Morango, melancia, limão, kiwi e mamão são boas opções.

 

Outra sugestão é usar folhas e legumes em geral, como couve, cenoura e beterraba, no preparo dos sucos. Esses alimentos também possuem o índice glicêmico menor.

 

 

E já ouviu falar que é bom evitar coar o suco depois do preparo? Alice Carvalhais diz que o motivo é a presença de fibras na bebida: “Se o suco tem fibras, elas vão impedir que o açúcar chegue ao sangue de uma vez. Elas retardam a absorção do açúcar.”

 

 

E pode adoçar o suco com açúcar ou adoçante? Mesmo que você use um açúcar de boa qualidade e menos refinado por conter mais nutrientes, o ideal é não adoçar e acostumar o paladar com o sabor natural dos alimentos.

 

 

“Isso tem muito a ver com o índice glicêmico. Não adianta escolher uma fruta de baixo índice glicêmico, colocar fibra e encher de açúcar ou mel. Você pode usar água de coco e frutas naturalmente doces, como a laranja e melancia”, finaliza a nutricionista.

 

Fonte: Gshow

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVonline

Camille Moreland

Estudante da 5ª fase de Design, curiosa por natureza e apaixonada pelo que faz.

Recent Posts

Confira a agenda esportiva mundial para essa sexta-feira, 4 de abril

Saiba quais são os jogos de hoje e onde assistir tudo!

45 minutos ago

Futebol: Flamengo vence o Deportivo Táchira na Venezuela pela Libertadores

Palmeiras leva susto, mas bate Sporting Cristal em estreia; Inter arranca empate com o Bahia

59 minutos ago

Judô: Atletas de Blumenau conquistam medalhas no Campeonato Brasileiro

Competição foi disputada no último fim de semana em Canoas, no Rio Grande do Sul

2 horas ago

Futsal: Jaraguá encara Blumenau na estreia da Série Ouro

A partida acontece nesta sexta-feira (4), na Arena; ingressos à venda

2 horas ago

This website uses cookies.