Novos controladores de velocidade entram em operação sexta-feira
Novos controladores de velocidade do Município: a empresa Focalle, de Florianópolis, em trabalhando desde o mês de janeiro na implantação dos equipamentos
19/04/2024
O Governo do Município de Jaraguá do Sul/Diretoria de Trânsito e Transporte da Secretaria de Planejamento e Urbanismo, informa que a partir desta sexta-feira (19), começam a operar 22 novos controladores de velocidade do Município. A empresa Focalle, de Florianópolis, vencedora do processo licitatório, vem trabalhando desde o mês de janeiro na implantação dos novos equipamentos. São 22 locais com controladores fixos e 41 locais com semáforos.
Os equipamentos foram instalados nos mesmos endereços dos antigos. A velocidade máxima permitida continua sendo 60 km/h. Os novos controladores contam com uma tecnologia mais moderna e avançada, com uma resolução superior aos equipamentos antigos.
“Teremos uma captura de imagens com resolução muito melhor e displays mais visíveis nas vias públicas. Todos os equipamentos já vieram aferidos pelo Inmetro”, explica do diretor de Trânsito Gilmar Marietto.
A expectativa é de que em 40 dias todos os equipamentos estejam operando, conforme o cronograma definido em contrato. “Nesta sexta-feira vamos liberar 22 controladores e, na sequência, vamos aferindo e liberando os demais. Nosso principal objetivo é trazer segurança a todos que circulam pelas ruas do nosso município”, completa Marietto.
A rua Adélia Fischer, no Baependi, foi uma das primeiras a ter o equipamento substituído. Nesta via o equipamento foi fixado num braço sobre as três pistas de tráfego.
Displays estão distribuídos nas principais ruas da cidade
As “lombadas eletrônicas” como são conhecidas, substituíram os antigos displays. São duas na Rua Walter Marquardt, duas na João Planinscheck, duas na Joaquim Francisco de Paulo, duas na 25 de Julho, duas na João Januário Ayroso, uma na Rinaldo Bogo, uma na Feliciano Bortolini, duas na Bertha Weege.
Também uma na Prefeito Waldemar Grubba, uma na Getúlio Vargas, uma na Ângelo Rubini, uma na Adélia Fischer, duas na Epitácio Pessoa, uma na Marechal Deodoro e uma na Bernardo Dornbusch. Eles são aparelhos medidores e controladores de velocidade. O custo mensal de cada um é R$ 3,6 mil. Em Jaraguá são 56 ruas monitoradas com radar e semáforo e dessas 56 vias, em 22 há monitoramento de 37 faixas.
Radar em semáforo estão em 41 ruas da cidade, que monitoram 98 faixas. A Focalle Engenharia Viária, vencedora da licitação, foi contratada para fazer a gestão e manutenção por um período de 60 meses.
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!
Siga nosso canal no youtube também @JDVonline
Notícias relacionadas
Rua Victor Bauer na Via Verde interditada devido ao nível do Rio Itapocu
A Prefeitura de Jaraguá do Sul interditou nesta quinta-feira (7) a Rua Victor Bauer, conhecida como Via Verde, nas proximidades da Estação do Samae, devido à elevação no nível do Rio Itapocu. Como alternativa, o trânsito será desviado pela Rua José Theodoro Ribeiro, que passará a operar em mão dupla…