Nova estação de esgoto deve ser construída no bairro Centenário em Jaraguá do Sul
A Estação de Tratamento de Esgoto do bairro Ilha da Figueira (ETE Figueira), é uma das mais antigas de Jaraguá do Sul existente desde 2002
11/08/2021
A Estação de Tratamento de Esgoto do bairro Ilha da Figueira (ETE Figueira), é uma das mais antigas de Jaraguá do Sul existente desde 2002. E embora opere com a tecnologia implantada à época e acima da sua capacidade, atende as exigências legais para o tratamento de esgoto e está com a licença ambiental em dia, junto ao Instituto do Meio ambiente de Santa Catarina (IMA). Está no planejamento do Samae, ampliar e modernizar essa ETE.
Leia mais:
- [VÍDEO] Bombeiros Voluntários e Fujama resgatam duas corujas-da-Igreja
- Jaraguá Futsal faz dever de casa e vence Umuarama no jogo de ida da Copa do Brasil
- Confira mais notícias em jdv.com.br
De acordo com o diretor presidente do Samae, Ademir Izidoro, estudos da equipe técnica da autarquia, já apontavam que para continuar atendendo a demanda, seria necessário ampliar a estrutura. “E adquirir um novo terreno para a construção de uma nova ETE, pois o terreno atual não comporta uma estação com maior capacidade. Portanto, uma vez construída a nova estrutura, a atual será desativada”, afirma.
Izidoro detalhou os projetos para o esgotamento sanitário da cidade, ao presidente da Câmara, Onésimo Sell, em recente visita que fizeram à ETE Figueira. “Portanto, o Samae está concluindo a compra do novo terreno, no bairro Centenário, onde a nova ETE atenderá, além dos bairros atuais, o João Pessoa, Vieira, Centenário e Santa Luzia. Com isso, será possível fazer o projeto executivo e encaminhar a captação de recursos para construção da nova ETE. O custo da nova estrutura está estimado em cerca de R$ 35 milhões”, informou.
O terreno será desapropriado e atende os interesses públicos quanto ao tamanho e localização.
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!