Mutirão fará sábado o rastreamento do câncer de pele no Centro Vida
Mutirão fará sábado o rastreamento do câncer de pele no Centro Vida. A campanha deste ano convida o público a refletir sobre o autocuidado
06/12/2024
Mutirão fará sábado o rastreamento do câncer de pele no Centro Vida – A Sociedade Brasileira de Dermatologia intensifica a luta contra o câncer de pele e está realizando campanha que destaca que pele saudável é sinônimo de saúde, mas é preciso protegê-la do sol excessivo. Ao completar 11 anos da campanha “Dezembro Laranja”, traz uma mensagem poderosa: “Proteger a pele é proteger a saúde”.
A campanha deste ano convida o público a refletir sobre o autocuidado e busca gerar uma verdadeira “Invasão Laranja” no Brasil, envolvendo a sociedade em um movimento de conscientização. A SBD reforça que a proteção contra o câncer de pele deve ser inclusiva, acessível e adaptada às necessidades individuais.
“Sua pele é a página de um futuro inesquecível”,
afirma a campanha, que convida cada brasileiro a cuidar de si e de tudo que ainda está por vir. Segundo dados do Ministério da Saúde, o câncer da pele responde por 33% de todos os diagnósticos da doença no Brasil.
Neste ano, a SBD busca ampliar o alcance das suas mensagens, utilizando uma abordagem educativa e acessível para conscientizar a população sobre os cuidados necessários para evitar o câncer de pele. O movimento aborda a importância de hábitos preventivos, como o uso de protetor solar, e incentiva a população a realizar acompanhamento médico regular.
Jaraguá do Sul também participa da campanha. No sábado (7), entre 9h e 12h, na Policlínica Dr. João Biron (Centro Vida), haverá um mutirão de rastreamento de câncer de pele, onde médicos dermatologistas atenderão o público gratuitamente, com demanda livre, com a participação da Secretaria Municipal de Saúde, que cede o local e uma equipe de apoio.
Posteriormente o Município assume os desdobramentos dos diagnósticos positivos de câncer de pele. O objetivo com a campanha Dezembro Laranja 2024 é continuar alertando a população sobre os perigos do câncer de pele, que, infelizmente, ainda é o mais frequente no Brasil.
A conscientização sobre a prevenção e a detecção precoce é fundamental para que haja a redução no número de casos e, principalmente, evitar complicações graves.
Santa Catarina lidera casos de câncer de pele
Inicia como uma pequena pinta, mancha ou ferida na pele. A exposição ao sol, sem proteção, é o principal fator de risco para o câncer de pele. Santa Catarina é o estado com maior incidência do câncer de pele do tipo melanoma no país. No Dezembro Laranja, o Governo do Estado lança a campanha “Nesse Verão, Escolha a Proteção”, com ações de conscientização, prevenção, diagnóstico precoce e tratamento do câncer de pele. Hospitais da rede pública de saúde catarinense estarão realizando atividades e ações voltadas aos pacientes e colaboradores.
Santa Catarina é o estado do país com maior incidência do câncer de pele melanoma, maligno e o mais grave. De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), a projeção para 2024 é que haja 13,91 novos casos por 100 mil habitantes. Mais que o triplo da média nacional, com 4,3 por 100 mil habitantes.
De janeiro a setembro deste ano, no Estado, 5.496 pessoas receberam o diagnóstico de câncer de pele não melanoma, que compreende os carcinomas
basocelular, o mais comum, e o espinocelular. Também houve 535 diagnósticos do tipo melanoma, que possui maior letalidade, especialmente em fases mais avançadas, quando é possível a ocorrência de metástases. Os dados foram extraídos do Painel de Oncologia do Datasus.
A doença é causada pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele. O diagnóstico precoce do câncer de pele é importante para aumentar as chances de um tratamento bem-sucedido e menos invasivo.
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!
Siga nosso canal no youtube também @JDVDigital