Municípios decidem revisar o projeto da nova ponte da Zanotti
Municípios decidem revisar o projeto da nova ponte da Zanotti. O objetivo foi discutir a retomada do projeto de construção de uma nova ponte
08/04/2025
Municípios decidem revisar o projeto da nova ponte da Zanotti – Representantes das prefeituras de Guaramirim e Jaraguá do Sul se reuniram na sexta-feira (4) na sede da Associação dos Municípios do Vale do Itapocu (Amvali). O objetivo foi discutir a retomada do projeto de construção de uma nova ponte sobre o Rio Itapocuzinho, na divisa entre os dois municípios. “A nova estrutura substituirá a atual ‘Ponte da Zanotti’, que está interditada devido a problemas estruturais e é amplamente utilizada por trabalhadores e moradores da região.
divulgação
É preciso atualizar o projeto original, de 2022, para considerar uma nova estrutura com vãos maiores, enrocamentos, acessos e a demolição da ponte atual. Os dois municípios dividirão igualmente o custo da obra.
Decidiram que o Consórcio Cigamvali e a Amvali atualizarão o projeto, com o apoio das equipes técnicas dos dois municípios. A previsão é que a atualização do projeto aconteça até agosto de 2025, levando em conta as modificações necessárias, como os vãos maiores e a demolição da estrutura atual.
Além disso, paralelamente ao projeto, os municípios farão a juntada de documentos e tratativas para obter a licença ambiental. Publicarão o edital de licitação em novembro para selecionar a empresa responsável pela construção da nova ponte até março de 2026.
Quando iniciada, concluirão a obra até março de 2027. Os municípios dividirão os custos, que englobam a construção da ponte, os acessos, os enrocamentos e a demolição da estrutura atual. O cronograma prevê que a execução da obra dure 12 meses, com início em março de 2026 e conclusão em março de 2027.
Siga nosso canal no youtube também @JDVDigital