Município Vai Regulamentar Circulação de Autopropelidos para Disciplinar Uso
Município Vai Regulamentar Circulação de Autopropelidos para Disciplinar Uso. O objetivo é estabelecer normas claras
01/04/2025
Município Vai Regulamentar Circulação de Autopropelidos para Disciplinar Uso – A Prefeitura de Jaraguá do Sul, em parceria com a Câmara de Vereadores e a comunidade, vai regulamentar a circulação de veículos autopropelidos elétricos, como scooters, bicicletas, patinetes, monociclos, triciclos e hoverboards. O objetivo é estabelecer normas claras para o uso desses meios de transporte, alinhando-se à legislação vigente e adaptando-a à realidade local.
JDV | Flávio José Brugnago
Regulamentação para Uso Seguro e Eficiente
Eles já elaboraram a minuta do projeto, e agora as discussões avançam para definir um modelo de regulamentação adequado para a cidade. Autoridades irão estipular regras sobre a idade mínima para utilização, a velocidade máxima permitida, as responsabilidades dos condutores e os locais apropriados para a circulação desses veículos.
Gilmar Marietto Fala Sobre a Necessidade de Regulamentação
O diretor de Trânsito e Transportes, Gilmar Marietto, afirmou que a regulamentação é urgente, pois os equipamentos de mobilidade individual estão cada vez mais populares. “Esses meios de transporte são eficientes, práticos e economicamente viáveis. Com o crescimento da cidade e o aumento do número de veículos, o uso de transporte elétrico individual se torna cada vez mais atraente”, explicou Marietto.
Alinhamento com a Legislação Nacional
A Resolução nº 996/2023 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) estabelece normas para a regulamentação de equipamentos de mobilidade individual, como potência, tamanho e velocidade. A proposta de regulamentação municipal também definirá os locais adequados para cada tipo de veículo e trará diretrizes de segurança e orientações gerais de uso.
Siga nosso canal no youtube também @JDVDigital