Município vai implantar serviço de análises clínicas para animais de produção
Município vai implantar serviço de análises clínicas para animais de produção. A unidade funcionará nas dependências da Secretaria de Desenvolvimento Rural
21/02/2025
Município vai implantar serviço de análises clínicas para animais de produção – O Serviço de Clínica Médica Veterinária de Animais de Grande Porte da Prefeitura de Jaraguá do Sul ganhará um importante reforço neste ano. Ainda neste semestre, a Prefeitura implantará um setor de apoio diagnóstico para análises clínicas de animais de produção. A unidade funcionará nas dependências da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Abastecimento, na Barra do Rio Cerro.

Município vai implantar serviço de análises clínicas para animais de produção. Foto divulgação
Conquista importante
Segundo a médica veterinária Fernanda Argenton, a criação do laboratório representa uma grande conquista. “Isso ajudará muito no nosso trabalho. Com isso, exames de sangue bovino, por exemplo, que antes eram feitos fora do Município, agora serão realizados aqui mesmo. Isso trará mais agilidade no atendimento. Inclusive, já começamos a comprar os equipamentos necessários”, comentou.
Rotina de atendimentos
Fernanda e sua colega Cláudia Feldens seguem atendendo os criadores do município. Elas utilizam um veículo utilitário convertido em clínica móvel, realizando de cinco a seis atendimentos diários. A equipe realiza a maioria dos atendimentos voltados para o gado bovino, mas também atende suínos, ovinos, caprinos, bubalinos e equinos usados no campo. Em 2024, registraram-se 1.110 atendimentos em 410 propriedades rurais cadastradas.
Importância do diagnóstico precoce
A veterinária explica que muitas enfermidades no gado têm tratamento, se forem iniciadas a tempo. “Nossos produtores percebem rapidamente quando o animal para de comer, por exemplo. Nesse caso, eles já nos acionam, e conseguimos iniciar o tratamento rapidamente, salvando o animal. O problema é quando o proprietário espera dois ou três dias após o início do sintoma. Em casos de doenças mais graves, a perda do animal é inevitável. Por isso, o contato constante com os produtores é essencial”, afirmou.
Siga nosso canal no youtube também @JDVDigital
Notícias relacionadas
Alimentação saudável é prioridade nas escolas e CMEIs de Jaraguá do Sul
A alimentação escolar em Jaraguá do Sul é tratada como um pilar essencial para o desenvolvimento dos estudantes. Diariamente, cerca de 22 mil alunos, do berçário ao 9º ano do ensino fundamental, recebem refeições nutritivas e seguras, elaboradas conforme as diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Além disso,…