Estudante da 5ª fase de Design, curiosa por natureza e apaixonada pelo que faz.
Município dispõe de médico credenciado para emissão do atestado de óbito
O serviço é gratuito e voltado para casos de óbitos ocorridos em residência
19/10/2023
A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria de Saúde e da Central Municipal de Serviços Funerários e de Cemitérios da Secretaria de Administração, informa que o Município dispõe de médico credenciado para emissão de Declarações de Óbito. O serviço é gratuito e voltado para casos de óbitos ocorridos em residência, como também os ocorridos em via pública, seja por causas naturais, ou em função de alguma doença.
Uma reunião com representantes da Secretaria de Saúde, Secretaria de Administração, Central de Serviços Funerários, Bombeiros Voluntários, Polícia Civil, Polícia Científica e Polícia Militar para definir os fluxos de atendimento em relação aos óbitos ocorridos fora de instituições hospitalares foi realizada na semana passada.
O Diretor de Vigilância em Saúde, Dalton Fischer, participou da reunião. Segundo ele, foi um encontro muito importante para ajustar esse fluxo de quando acionar, qual o serviço e, até sobre aqueles momentos em que a Polícia Científica será acionada, em função da necessidade de perícia.
Fischer explica que no caso de ocorrer algum óbito desta natureza, os familiares devem primeiramente acionar os serviços de urgência como os Bombeiros e ou o Samu. “Estes serviços irão prestar o primeiro atendimento e, verificar se realmente não existe mais sinais vitais. Constatado o falecimento, os familiares do falecido são orientados a entrar em contato a Central Municipal de Serviços Funerários e de Cemitérios, que dará as devidas orientações e encaminhamentos”.
Central de Serviços Funerários atende no cemitério da Vila Lenzi
O responsável pela Central Municipal de Serviços Funerários e de Cemitérios, Marcelo Elert, explica que a Central informará aos familiares do falecido em relação as funerárias credenciadas no Município, bem como a respeito do serviço funerário essencial. “A funerária escolhida irá buscar o corpo da pessoa falecida. Quando este estiver na funerária juntamente com algum familiar, o médico credenciado irá até o local para fazer a verificação e a emissão da Declaração de Óbito, sem qualquer custo para a família”.
Para o Secretário de Saúde, Alceu Moretti, foi muito importante para o Município regulamentar esse serviço. “Naquele momento mais difícil, de maior vulnerabilidade e fragilidade das famílias, podem contar com um profissional médico credenciado para emissão das Declarações de Óbito”.
A Central Municipal de Serviços Funerários e de Cemitérios fica junto ao cemitério da Vila Lenzi, atendendo diariamente, fechado apenas nos intervalos da meia noite à 1h da madrugada e ao meio dia às 13h. O telefone é (47) 3275-3940 ou (47) 99261-3188 (WhatsApp).
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!
Siga nosso canal no youtube também @JDVonline
Notícias relacionadas
Obra espanhola “En Aranjuez con tu amor”, apresentação de ritmos africanos e homenagem a Elis Regina marcaram a abertura do FEMUSC 2025
Festival Internacional começou neste domingo, dia 12, e vai até 25 de janeiro com mais de 200 apresentações, entre concertos, Programa de Quarteto de Cordas, óperas e shows de MPB; profissionais e estudantes de música de 27 nacionalidades participam do evento