Corupá

Município de Corupá sanciona lei desapropriando a Rota das Cachoeiras

O prefeito Claudio Finta, disse que a oficialização do ato consolida a importante conquista aos corupaenses.

23/06/2023

A empresa Berneck oficializou na terça-feira (20), a desapropriação amigável da área demarcada como Unidade de Conservação ao município de Corupá. No total, são 1.156 hectares que contempla a rota das cachoeiras formada por 14 saltos em meio a um cenário natural a ser explorado pelo Município e a iniciativa privada, gerando renda e atraindo visitantes para o ponto turístico. 

A sanção da Lei Municipal ocorreu na sede da empresa, em Araucária, no Paraná, e contou com a presença do presidente do Conselho de Administração da Berneck, Gilson Berneck, do prefeito de Corupá, Cláudio Finta, secretários municipais e vereador.

O prefeito Claudio Finta, disse que a oficialização do ato consolida a importante conquista aos corupaenses. “Queremos reiterar os nossos agradecimentos aos diretores da Berneck e temos absoluta convicção de que o turismo de Corupá dará um salto gigantesco a partir do momento em que conseguirmos reabrir a Rota das Cachoeiras”, disse.

A família Berneck, vinda da Alemanha, inicialmente para a Argentina, acabou se mudando para o sul do Brasil e Corupá (Hansa Humboldt) foi a escolhida pelo patriarca Bernardo Von Müller Berneck, pelo fato de reunir uma grande colônia germânica.

Esse fato histórico foi lembrado por Gilson Berneck no ato da sanção da lei, em Araucária. Bernardo é seu pai. Ele disse que “a reserva foi criada em 2001 com pouco mais de 100 hectares e ampliada em mais de 10 vezes para 1.150 hectares em 2010. A desapropriação amigável vai proporcionar um manejo ambiental e econômico sustentável para o município”. 

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp

Por

Estudante da 5ª fase de Design, curiosa por natureza e apaixonada pelo que faz.

Notícias relacionadas

x