Jaraguá do Sul
Município capacita profissionais da rede para a abertura do ano letivo
Município capacita profissionais da rede para a abertura do ano letivo. Capacitações ocorrem em espaços distintos
04/02/2025
Município capacita profissionais da rede para a abertura do ano letivo – Desde o dia 27 de janeiro, a Secretaria de Educação de Jaraguá do Sul está desenvolvendo o primeiro encontro de formação continuada do ano letivo de 2025. Pois a programação, que reúne os profissionais da rede, segue até 7 de fevereiro. Contudo, a formação acontece de forma escalonada, atendendo às especificidades dos diferentes grupos que compõem a educação.
Para marcar oficialmente o início do ano letivo, na quinta-feira e sexta-feira (30 e 31), a Secretaria organizou palestras na Scar. Por causa de o grande número de profissionais da rede, a programação foi dividida em quatro encontros (manhã e tarde, nos dois dias).
O prefeito Jair Franzner acompanhou a abertura. Além de dar boas-vindas aos servidores, ele destacou a importância do trabalho de cada um, em prol da educação pública de Jaraguá do Sul, que é referência nacional em várias ações.
“Os índices que alcançamos na Educação refletem o trabalho e dedicação dos nossos profissionais. Pois temos orgulho disso e vamos seguir investindo em estrutura, projetos e profissionais capacitados”, citou.
“A formação continuada é uma prática educativa permanente da Secretaria de Educação de Jaraguá do Sul. Pois são momentos importantes que auxiliam na aquisição de novos conhecimentos e, consequentemente, na ação reflexiva e de melhorias nas áreas de atuação”, mencionou a secretária de Educação, Iraci Muller.
As palestras tiveram como tema “Tecnologias digitais na educação: práticas significativas e aprendizagem ativa” com o prof. Dr. Maurício Capobianco Lopes e, “Um novo começo: revelações da Neurociência”, com Laine Valgas e Affonso Kulevicz. As formações abrangem diversas áreas, desde o desenvolvimento infantil até conhecimentos específicos dos componentes curriculares, além de temáticas emergentes e o uso de tecnologias educacionais.
Capacitações ocorrem em espaços distintos e também outros municípios
Diversos profissionais participam das capacitações, entre eles, auxiliares de biblioteca, coordenadores pedagógicos e professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, secretários escolares, pedagogos, auxiliares de sala, profissionais de apoio escolar, técnicos de enfermagem, assistentes de alfabetização, administradores e diretores escolares, totalizando aproximadamente 500 horas de formação continuada.
Os encontros de formação acontecem em diferentes espaços: na faculdade Estácio, na Católica, na Scar, no auditório da Casa Marquardt e em algumas Unidades Escolares. Contudo, também ocorrem nesta semana capacitações para a realização de visitas técnicas e viagens de estudos a espaços educativos como, por exemplo, o Museu WEG, propriedades rurais do município, roteiros históricos de Jaraguá do Sul e em espaços fora do município como em Araquari e São Francisco.
Em suma, todas as formações e viagens de estudo estão alinhadas à Proposta Curricular da Rede Municipal, a fim de instrumentalizar os professores para realizarem práticas pedagógicas cada vez mais ativas e atraentes para os alunos.
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!
Siga nosso canal no youtube também @JDVDigital
Notícias relacionadas
x