Eleições

Catorze mulheres vão ocupar cadeiras nos sete municípios da microrregião

Mulheres foram eleitas vereadoras no domingo, 6 de outubro, aumentando de quatro para 14 representantes nos legislativos municipais em todas as câmaras do Vale do Rio Itapocu

10/10/2024

Catorze mulheres foram eleitas vereadoras no domingo, 6 de outubro, aumentando de quatro para 14 representantes nos legislativos municipais em todas as câmaras do Vale do Rio Itapocu, pela primeira vez na história política.

 

As duas vereadoras eleitas de Guaramirim foram as mais bem votadas no município. De nenhuma representatividade, o município passa a ter duas cadeiras: Maria Rosana Franz (MDB), a mais brm votada e Cristiana Poltronieiri (PL), ambas professoras.

 

 

Vanderleia Delmonego

Sirley Schappo

Sheila da Farmácia

Rubiani Jacks Leal

Natalia Petry

Rosamira Karsten

Maria Rosana

Kauana Lange

Kátia Roberti

Franciele Ronchi

Cristiana Poltronieiri

Cleide Moreira

Ana Paula Schulze

Ana Leon

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

De apenas uma representante na legislatura atual, Schroeder terá quatro mulheres a partir de 2025: Kauana Peschke Lange (PP), Ana Cláudia de Oliveira (Ana Leon, do MDB), Scheila Engelmann Ewald (Scheila da Farmácia, do PL) e Rosamira Karsten (a Muka, do PP).

Em Corupá também houve aumento da representatividade feminina. De apenas uma cadeira na atual legislatura (Bernadete Hillbrecht), o município passará a ter duas representantes femininas: Ana Paula Schulze, do PL, que foi candidata a prefeita em 2020 e, Katia Pezzati Roberti, do NOVO.

Outro município que sai de nenhuma representatividade de mulheres, na Câmara, para uma cadeira feminina, é Massaranduba. A fisioterapeuta Francieli Ronchi, do União Brasil, se elegeu com 564 votos.

Em Jaraguá do Sul, a representatividade feminina se manteve a mesma. Em 2020, se elegeram Sirley Shappo (NOVO) e Nina Camello, então PP, e hoje no PL. No domingo, duas de novo. Natália Petry (MDB) e Sirley Shappo (NOVO), foram eleitas.

Nos municípios litorâneos, São João do Itaperiú elegeu Rosicleide Moreira (MDB) e Vanderleia Delmônego, a Vanda, do PL. Barra Velha terá na Câmara, a partir de 2025, Rubiani Jackes Leal (DC).

É um avanço importante, mas poderia ser maior.

 

Quer saber mais sobre “Catorze mulheres vão ocupar cadeiras nos sete municípios da microrregião” primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVonline

Notícias relacionadas

x