Jaraguá do Sul

Mulheres podem ter acompanhamento em sedação ou anestesia. É lei

Na sessão de terça-feira (24), a Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul aprovou projeto de lei de autoria de Luís Fernando Almeida que estabelece o direito de toda mulher a ter acompanhante

27/10/2023

Na sessão de terça-feira (24), a Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul aprovou projeto de lei de autoria de Luís Fernando Almeida que estabelece o direito de toda mulher a ter acompanhante, pessoa de sua livre escolha, durante a realização de consultas e acompanhamento por profissional de saúde do sexo feminino durante a realização de exames e procedimentos que utilizem sedação ou anestesia. A medida visa a proteção e o respeito às mulheres durante procedimentos de saúde, especialmente em situações que envolvam momentos de perda da consciência.

 

O texto do projeto determina que é obrigatória a presença de um profissional de saúde do sexo feminino durante a realização de exames, ou procedimentos que envolvam o uso de sedação ou anestesia. Essa regra se aplica não apenas a consultas e exames, mas também a procedimentos realizados em ambulatórios e internações, incluindo o trabalho de parto, o parto e o pós-parto imediato. Além disso, a lei estende-se a estudos de diagnóstico como transvaginal, ultrassonografias e teste urodinâmico.

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVDigital

Por

Estudante da 5ª fase de Design, curiosa por natureza e apaixonada pelo que faz.

Notícias relacionadas

x