Segurança

Motociata vai marcar o dia do motociclista no último sábado do mês

“Motociclista – Eu Piloto pela Vida”: o Movimento Marcha do Silêncio realiza no dia 27 de julho, data em que se celebra o dia do motociclista, uma Motociata, com concentração às 14h na Nascimento Moto Peças

16/07/2024

Integrando o cronograma da campanha “Motociclista – Eu Piloto pela Vida”, o Movimento Marcha do Silêncio realiza no dia 27 de julho, data em que se celebra o dia do motociclista, uma Motociata, com concentração às 14h na Nascimento Moto Peças, Rua Rinaldo Bogo 1.410, Ilha da Figueira, finalizando no pátio da Igreja São Judas Tadeu, na Água Verde, após percorrer diversas ruas da cidade.

 

O uso de motocicletas de todos os tipos e cilindradas vem crescendo, mas o condutor está sempre vulnerável, principalmente os motoboys que enfrentam todo tipo de perigo, faça chuva ou sol, para que a encomenda chegue rapidamente ao destinatário.

 

moto

“Vemos nesta ação uma forma de demonstrar nosso reconhecimento e preocupação com eles, uma vez que nosso comprometimento é chamar atenção das pessoas, pelo autocuidado, pelo cuidado um do outro, porque proteger a vida deve estar sempre em primeiro plano no trânsito”, observa a coordenadora do Marcha do Silêncio, Sueli Mader.

 

Ela informa que a inscrição é gratuita e dará direito aos participantes de concorrerem a prêmios em valores líquidos.

 

Estará presente Sidney José Silva, o instrutor de pilotagem Honda, eleito por diversas vezes o melhor do Brasil. Ele é da Honda de Blumenau e trabalha na campanha Maio Amarelo. O foco e objetivo é replicar informação e técnicas de pilotagem segura e defensiva, para poder diminuir o alto índice de quedas e óbitos de motociclistas.

 

 

Medidas de prevenção são fundamentais à segurança do condutor

 

 

A data de 27 de julho lembra o Dia do Motociclista, que não é apenas quem pilota uma moto, mas aquele que ama a experiência sobre duas rodas. Seja na prática de algum esporte ou no dia a dia sendo usada como meio de transporte, uma coisa é certa: a moto conquistou o coração do brasileiro e o espaço nas ruas, seja nos grandes centros ou no interior.

 

Contudo, as medidas de prevenção, a prática de uma pilotagem defensiva e o uso dos equipamentos de segurança são de extrema importância para quem pilota. O primeiro passo é conhecer a moto, porque cada modelo tem suas particularidades, algumas atingem maiores velocidades, umas são mais pesadas e outras mais leves.

 

Para que a direção da motocicleta seja feita com segurança, é preciso conferir a calibragem dos pneus, se a corrente de relação está apertada ou frouxa demais e se o sistema elétrico, os freios e o combustível estão em perfeitas condições.

 

Os retrovisores também são peças chaves da direção defensiva e devem estar adequados às normas de trânsito.

 

Capacete e outros acessórios são essenciais. O uso do capacete não é apenas uma dica de segurança, mas uma obrigatoriedade do ponto de vista legal. Motociclistas e garupas sem capacete podem receber multas. Além de deixar vulnerável a região craniana, o rosto e o maxilar em caso de queda.

 

 

CRUZAMENTOS – Outra questão é a atenção aos cruzamentos. Diante de um cruzamento, deve-se diminuir a velocidade e ficar atento a todos os veículos e à sinalização. Os cruzamentos são grandes pontos de acidentes, muitas vezes, porque os motoristas esquecem a sinalização, não diminuem a velocidade e não olham em todas as direções.
Também ter cuidado ao frear. O momento da frenagem requer atenção redobrada. É importante também ter atenção ao limite de velocidade e não o ultrapassar. Manter uma distância segura salva vidas e previne graves acidentes.

 

Como a posição do motociclista é de vulnerabilidade, é preciso manter-se sempre visível e procurar evitar os pontos cegos dos carros. Também é importante deixar os faróis ligados durante o dia e à noite. Uma dica é usar roupas claras ou chamativas para ser visto até pelos motoristas mais distraídos.

 

 

Mais da metade dos acidentes é por imprudência ou negligência

 

 

Faz parte da direção defensiva também as manobras. A ultrapassagem deve ser feita apenas pela esquerda. Procure visualizar todos os veículos que estão à frente e respeitar a sinalização. Aumente a distância e diminua a velocidade, em casos de manobras e ultrapassagens.

 

A atenção à sinalização também é fundamental. Motociclistas devem seguir as mesmas leis de trânsito que todos os outros veículos, ou seja, parar quando o semáforo estiver vermelho, obedecer às placas, observar as preferências, só ultrapassar pela esquerda, entre outras.

 

Se infringir as leis, poderá ser multado por colocar a sua segurança e a de outras pessoas em risco. O estudo Segurança nas Rodovias Federais, publicado pelo Ministério dos Transportes em 2018, afirma que 53,7% dos acidentes são ocasionados por imprudência ou negligência humana, seja por desrespeito às leis ou por falta de atenção.

 

 

Quer saber das notícias de cidades da Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVonline

Notícias relacionadas

x