Brasil

Morre em São Paulo, aos 96 anos, o ex-ministro Delfim Netto

Economista e uma das figuras mais influentes da política econômica brasileira, Delfim Netto faleceu na madrugada desta segunda-feira (12)

12/08/2024

Antônio Delfim Netto, ex-ministro que desempenhou papéis cruciais nas áreas de Fazenda, Planejamento e Agricultura durante o regime militar no Brasil, morreu aos 96 anos em São Paulo. Ele estava internado desde o dia 5 de agosto no Hospital Albert Einstein devido a complicações de saúde.

 

Delfim Netto foi uma das figuras mais longevas e influentes na história da economia brasileira, servindo como Ministro da Fazenda de 1967 a 1974, período em que o país viveu o chamado “milagre econômico”. Ele também atuou como Ministro do Planejamento entre 1979 e 1985, onde enfrentou desafios significativos como a crise financeira global da década de 1980, decorrente do choque dos preços do petróleo e da alta dos juros nos Estados Unidos.

 

 

 

Delfim

Antônio Delfim Netto. Foto: Reprodução.

 

 

 

 

Além de sua carreira como ministro, Delfim foi embaixador do Brasil na França entre 1975 e 1977 e permaneceu uma figura de destaque na política e economia brasileira após a redemocratização, servindo como deputado federal e contribuindo regularmente com artigos e estudos sobre economia.

 

 

 

Delfim Netto também teve uma carreira acadêmica notável como professor emérito da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP). Em 2014, ele doou sua vasta biblioteca pessoal, com mais de 100 mil títulos, à instituição.

 

 

 

Ele deixa uma filha e um neto. Segundo a família, o velório será restrito aos parentes.

 

 

 

 

 

 

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVonline

Por

Editora, redatora e Em um caso de amor com a vida!

Notícias relacionadas

x