Guaramirim

“Miudezas Literárias”: Projeto de Guaramirim ganha reconhecimento internacional

“Miudezas Literárias”: Projeto de Guaramirim ganha reconhecimento internacional. Já impactou aproximadamente 1.300 estudantes

13/12/2024

“Miudezas Literárias”: Projeto de Guaramirim ganha reconhecimento internacional – A Rede Municipal de Ensino de Guaramirim implementou o projeto Miudezas Literárias, Encontros e Contos em 2021 para fomentar a leitura e o engajamento entre estudantes e famílias. Sob a supervisão da professora Valcíria Lana de Souza, responsável pelos professores alfabetizadores dos primeiros e segundos anos, os professores realizam a iniciativa em etapas planejadas, abrangendo atividades criativas que culminam na produção de uma obra literária.

 

“O projeto conecta as crianças ao universo da leitura de forma dinâmica e envolvente, promovendo experiências transformadoras”, destaca Valcíria.

 

“Miudezas Literárias"

divulgação

 

 

O Miudezas Literárias já impactou aproximadamente 1.300 estudantes e ganhou destaque na Febic (2023) e na IX Feira Internacional de Ciências e Tecnologia, na cidade de Ñemby, no Paraguai (2024). Além disso, o projeto também conquistou credenciais para representar Guaramirim no Congresso Internacional de Educação em Madri, na Espanha, em 2025.

 

Etapas criativas e educacionais

 

A jornada começa em fevereiro com a construção do espaço Cantinho de Leitura e segue com a Sacola Literária, em março envolvendo famílias no processo. Em abril, autores locais participam de contação de histórias nas bibliotecas escolares. Em maio, os estudantes interagem com autores regionais, participam de piqueniques literários, utilizam a Maleta Poética e, em seguida, elaboram o gráfico das obras lidas. Depois das produções literárias os alunos realizam declamação de poesias e momento do autógrafo.

 

Livro com Fotografias dos Alunos

 

O destaque na etapa final foi a criação de um livro, integrando escrita e produção artística. Em uma dessas etapas, as professoras das turmas de 1º ano da Escola Dorvalino Felippi, Luciene e Gisela, em parceria com a professora de Artes Fabiely, desenvolveram releituras de obras literárias e artísticas, permitindo que as crianças expressassem sua criatividade por meio da escrita e da arte.

 

“Ao longo do projeto Miudezas Literárias, realizamos releituras de obras com os alunos do primeiro ano, unindo pintura, fotografia e criatividade. Cada aluno trouxe roupas e acessórios que remetiam às obras, e com isso criamos um cenário artístico, registrado com a ajuda de uma fotógrafa parceira. Foi uma experiência incrível que uniu arte e imaginação”, destaca a professora Luciene, da Escola Dorvalino Felippi.

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVDigital

Notícias relacionadas

x