Ministro diz que Jaraguá está na rota global para a descarbonização
Joaquim Leite enalteceu a visita como uma oportunidade de conhecer indústrias comprometidas com propósitos como a sustentabilidade ambiental
23/08/2022
Durante passagem por Jaraguá do Sul que incluiu visita a Weg e um encontro com a diretoria da Acijs, na semana passada, o ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, falou de ações que o governo tem realizado em alinhamento ao pacto global pela descarbonização. O ministro destacou o papel que o setor produtivo, governo e sociedade têm com o objetivo de atingir as metas por uma economia neutra em emissões até 2050, citando que Jaraguá faz parte desta rota.
Joaquim Leite enalteceu a visita como uma oportunidade de conhecer indústrias comprometidas com propósitos como a sustentabilidade ambiental.
“Vimos aqui uma tecnologia que pode ajudar o Brasil na descarbonização, na aplicação de processos da indústria voltada à mobilidade urbana, empresas que investem na busca de uma economia verde e na geração de empregos”, afirma.
O ministro situou os investimentos em energias renováveis como um caminho sem volta, apontando o Brasil como um dos países com maior capacidade de geração seja com a matriz hidráulica, eólica e solar, mais baratas em relação às energias fósseis.
No setor eólico, declarou, há oportunidades com a definição do marco regulatório que permitirá ao País o uso do mar para fins de produção de energia. A tramitação do projeto, de acordo com o ministro, teve início por meio de articulação dos Ministérios das Minas e Energia, e do Meio Ambiente, junto ao Senado, que pode representar a aplicação de 200 bilhões de dólares na construção de usinas na extensão territorial marítima.
Diferenciais da indústria regional são enaltecidos pela presidente da Acijs
O ministro Joaquim Leite observou que como a região é produtora de equipamentos como aerogeradores e conta com indústrias de tecnologia voltada à energia eólica, acredita que o cenário será promissor para a economia, com benefícios ao meio ambiente. A presidente da Acijs, Ana Clara Franzner Chiodini, disse que a visita do ministro representa uma oportunidade para valorizar diferenciais da indústria regional que já são reconhecidos. Junto com o vice-presidente de Articulação Institucional da entidade, Daniel Godinho, Ana Clara enalteceu a agenda com o ministro, aproveitando a vinda a Jaraguá.
“É um relacionamento importante para que a região mantenha compromissos que já fazem parte da trajetória das empresas com a descarbonização e nas pautas relacionadas com políticas públicas que tratam da questão ambiental, como o crédito de carbono, a renovação da frota e a eletro mobilidade, como também investimentos em biogás”, assinala.
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!
Notícias relacionadas
VÍDEO: em cena rara, onças-pardas são flagradas em rio no Norte de SC
Imagine estar em um rio e de repente flagrar três onças-pardas nadando ao seu lado. Foi o que aconteceu com um grupo de pescadores no último domingo (6), no Rio Palmital, entre Garuva e Joinville, no Norte catarinense. A cena rara foi registrada pelos próprio pescadores, que não esconderam sua…