Relações Públicas RP 4173 Editora, redatora. e pós-graduanda em Copywriting e Escrita Criativa
Ministério Público investiga escola de gastronomia de Jaraguá do Sul
O Ministério Público de Santa Catarina faz chamado a consumidores da Escola de Gastronomia Chef Gourmet para que compareçam na sede da 7ª Promotoria de Justiça da Comarca de Jaraguá do Sul, na Rua Walter Marquardt, nº 110, bairro Vila Nova, para registrar suas reclamações e entregar documentos relacionados aos…
09/04/2025
Após diversas denúncias de irregularidades contratuais de uma escola que oferecia cursos de gastronomia em Jaraguá do Sul, o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) instaurou o Inquérito Civil Público nº 06.2023.00004448-5 e passou a apurar supostas irregularidades na atuação da empresa.
A 7ª Promotoria de Justiça investiga se a Chef Gourmet Escola de Gastronomia Jaraguá do Sul Ltda. praticava atos relacionados à não devolução dos valores pagos por clientes que solicitaram cancelamento dos cursos devido a atrasos e mudanças nas datas das aulas.
O inquérito civil revelou que a empresa encerrou suas atividades em 18 de dezembro de 2024. No entanto, a investigação aponta que a empresa foi sucedida pela Cheff Instituto Gastronômico Ltda., que opera no mesmo endereço e com os mesmos proprietários, o que poderá configurar uma tentativa de omitir suas responsabilidades.
Convocação do Ministério Público
O MPSC calcula os prejuízos causados e convoca os consumidores lesados a apresentarem suas reclamações e documentos junto à 7ª Promotoria de Justiça da Comarca de Jaraguá do Sul. Além disso, foram solicitados alvarás sanitários e de funcionamento, bem como certidões de propriedade do imóvel onde a empresa operava, para aprofundar a investigação.
Conforme consta no procedimento extrajudicial do MPSC, 11 consumidores lesados apresentaram documentos à 7ª Promotoria de Justiça, incluindo relatos detalhados da conduta ilícita do estabelecimento. O PROCON de Jaraguá do Sul também contribuiu com informações que demonstram a falta de interesse dos sócios da escola em resolver os problemas dos consumidores, não comparecendo às audiências.
O Promotor de Justiça Rafael Meira Luz, responsável pela investigação, destacou que “a sucessão empresarial entre Chef Gourmet e Cheff Instituto Gastronômico pode evidenciar uma tentativa de fugir das responsabilidades contratuais. Nosso objetivo é garantir que todos os consumidores lesados sejam devidamente ressarcidos”.
“A expectativa é que, com a colaboração dos consumidores e das autoridades municipais, o Ministério Público consiga responsabilizar os sócios da Chef Gourmet e da Cheff Instituto Gastronômico, garantindo a reparação dos danos causados”, ressaltou o Promotor de Justiça.
Os consumidores lesados devem encaminhar toda a documentação relacionada aos cursos contratados junto à escola de gastronomia para a 7ª Promotoria de Justiça da Comarca de Jaraguá do Sul, localizada na Rua Walter Marquardt, nº 110, Edifício Jádel da Silva, Sala 204. Dúvidas também podem ser tiradas pelo telefone 3270-3430 e pelo e-mail jaraguadoSul07PJ@mpsc.mp.br.
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!
Siga nosso canal no youtube também @JDVDigital