Ministério da Saúde avalia positivo pedido de certificação sobre ISTs
Ministério da Saúde concluiu na sexta-feira (14), o roteiro de visitas a Jaraguá do Sul, um dos municípios catarinenses candidato à Certificação de Eliminação da Transmissão Vertical de HIV, sífilis e hepatite B
18/06/2024
Quatro profissionais do Ministério da Saúde, concluíram na sexta-feira (14), o roteiro de visitas a Jaraguá do Sul, um dos municípios catarinenses candidato à Certificação de Eliminação da Transmissão Vertical de HIV, sífilis e hepatite B. O grupo vistoriou os equipamentos públicos e acompanhou o trabalho desenvolvido na rede de saúde. Foram coletadas informações e reunidos dados a respeito de como se dá o acompanhamento e a assistência às gestantes, a partir da identificação de alguma destas patologias.
O Município solicitou a Certificação da Eliminação da Transmissão Vertical de HIV e hepatite B e o Selo Ouro de Boas Práticas Rumo à Eliminação da Transmissão Vertical de Sífilis. Para receber tal reconhecimento, é preciso atender a uma série requisitos técnicos e procedimentais. Além de validar as informações recebidas, a visita das especialistas também serviu para a troca de conhecimentos e experiências sobre as boas práticas voltadas à eliminação da transmissão vertical dessas doenças no país. Houve, também, sugestões de ajustes para aperfeiçoar o processo.
Ao término das vistorias, o grupo se reuniu com os profissionais gestores da Vigilância Epidemiológica local e regional, e fizeram um balanço da visita e apontamentos sobre o que é possível e necessário melhorar. Cada representante deu seu parecer sobre o que vivenciou no trabalho de campo. De maneira geral, as impressões foram positivas. A qualidade do serviço prestado em Jaraguá do Sul na área epidemiológica e de saúde foi considerado referência para o Brasil. O município segue protocolos rigorosos para garantir diagnóstico precoce, tratamento adequado e acompanhamento dessas doenças.
Qualidade do serviço prestado na assistência e prevenção é elogiado
A consultora técnica e Coordenadora Geral de Vigilância das Infecções Sexualmente Transmissíveis (CGIST), do Ministério da Saúde, Márcia Colombo, disse que o grupo sai do município com uma ótima impressão do trabalho que é desenvolvido na rede de saúde, sobretudo na área de assistência e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. “A gestão demonstra esforço para eliminar estas doenças, há uma rede bem estruturada e com interesse em implementar serviços de qualidade. O trabalho é bem monitorado e avaliado, utilizando ferramentas tecnológicas. É um exemplo de boas práticas para todo o país”, resumiu.
Para a Diretora de Vigilância Epidemiológica, da Secretaria Municipal de Saúde, Talita Piccoli Sevegnani, a visita das representantes do Ministério da Saúde foi importante, no sentido de avaliar a qualidade do serviço prestado. E ao mesmo tempo, evidenciou o empenho das equipes para melhorar o atendimento à população. “Trata-se de um trabalho que é desenvolvido há muito tempo, e tem dado bons resultados. O aperfeiçoamento é constante para oferecer o melhor atendimento a nossa comunidade. Tivemos a oportunidade de mostrar o trabalho construído a muitas mãos”, disse.
Os dados coletados em Jaraguá do Sul serão avaliados por uma Comissão de Certificação. O resultado deve ser divulgado no mês de outubro. Uma solenidade festiva programada para o mês de dezembro, em Brasília, irá reunir representantes das cidades certificadas.
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!
Siga nosso canal no youtube também @JDVonline
Notícias relacionadas
Dormir na hora errada engorda? Médico explica como a falta de rotina pode impactar até no peso
Um dos maiores nomes da medicina e performance esportiva, com mais de um milhão de seguidores nas redes, Dr. Rodrigo Schröder explica o que é o ciclo circadiano e a importância de manter o relógio biológico alinhado