Jaraguá do Sul

Quase quatro mil MEIs foram formalizadas até setembro

MEIs formalizados em Jaraguá do Sul, podem ser atribuídos a uma série de avanços na desburocratização implementados pelo município

22/10/2024

No período de janeiro e setembro deste ano foram formalizadas 3.995 novas empresas de microempreendedores individuais (MEIs). Os dados da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação da Prefeitura de Jaraguá do Sul apontam um crescimento de 13,24% em relação ao mesmo período em 2023, quando 3.578 registros de novas empresas foram abertos. Os índices mostram, ainda, no mesmo período, um saldo positivo de 9,72% entre abertura e fechamentos de empresas, totalizando 16.836 MEIs ativos.

 

O gerente de Gestão de Programas da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ricardo Amadio, preside o grupo Pró-Empresa – que congrega várias secretarias municipais – aponta fatores que contribuíram para este cenário. “O aumento no número de MEIs formalizados em Jaraguá do Sul, pode ser atribuído a uma série de avanços na desburocratização implementados pelo município. Iniciativas como o cadastro e a baixa automática dos MEIs facilitaram significativamente o processo de formalização, permitindo que empreendedores possam abrir seus negócios de forma rápida e sem complicações”.

 

mei

Amadio acrescenta que além disso, a dispensa de alvarás e licenças, juntamente com a isenção de taxas, tornou o ambiente de negócios mais acessível e atrativo. “Essa simplificação de processos tem sido fundamental para encorajar a formalização de microempreendedores”.

 

Os esforços do Município também incluem a Central do Empreendedor, que oferece apoio direto aos empreendedores em questões relacionadas à prefeitura e, “o excelente trabalho realizado pelo Sebrae em Jaraguá do Sul que, por meio de capacitações e orientações, também complementa essas iniciativas. Essa combinação de esforços tem sido essencial para os resultados positivos que estamos observando”, completa Amadio.

 

Quer saber as notícias primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVonline

Notícias relacionadas

x