Medidas técnicas melhoram a mobilidade urbana em Jaraguá
Medidas técnicas melhoram a mobilidade urbana em Jaraguá. A instalação de binários, rotatórias e outros dispositivos, contribuem para desafogar o trânsito
13/12/2024
Medidas técnicas melhoram a mobilidade urbana em Jaraguá – O crescimento de veículos em circulação obrigam a Prefeitura, via Diretoria de Trânsito e Transporte, a adotar medidas técnicas para melhorar a mobilidade urbana. No ano passado havia 134.190 veículos emplacados na cidade. Em 2024, a estimativa é fechar o ano com 137 mil veículos emplacados, média mensal de 300 veículos – entre novos e aqueles transferidos de outras cidades. Isso sem considerar os veículos cujos donos passam a residir em Jaraguá do Sul e não transferem o domicilio do carro. É um contingente significativo de carros nessas condições, rodando na cidade.
A instalação de binários, rotatórias e outros dispositivos, contribuem para desafogar o trânsito. Outra medida adotada foi a instalação de semáforos adaptativos ou “Inteligentes”, que funcionam sob demanda, ou seja, o tempo que fica verde ou vermelho depende da quantidade de veículos na via naquele momento. Automaticamente, ele se regula ao longo do dia para melhor gerenciar o fluxo de trânsito. Já são 13 equipamentos em operação na cidade e, em breve, mais um ponto estratégico receberá o dispositivo.
O secretário de Planejamento e Urbanismo na Prefeitura de Jaraguá do Sul, Gildo Martins de Andrade Filho, explica que as câmeras instaladas nos cruzamentos onde há semáforos adaptativos, calculam a quantidade de veículos. O sistema ajusta o tempo de abertura dos semáforos. Já o tempo de travessia para pedestres é fixo, não se altera, preservando a segurança de quem precisa cruzar a via. Em períodos do dia com menor fluxo no trânsito, o tempo de abertura dos semáforos segue de acordo com o que foi programado, que em média é de 45 segundos.
Onda Verde ajuda o trânsito a fluir melhor onde há sincronização
Outra alternativa para fazer com que o tráfego de veículos não sofra interrupções, é a implantação da chamada “Onda Verde”. Trata-se da sincronização dos semáforos, fazendo com que os motoristas possam percorrer toda a extensão de uma via, com o sinal aberto. Um exemplo é na Rua Reinoldo Rau.
Se os condutores andarem em média de 45 a 50 km/h quando o primeiro sinal abrir, vão pegar todos os semáforos abertos em toda a sua extensão. E isso vale para as demais vias onde os semáforos são sincronizados.
Em breve, instalarão o 14º equipamento na esquina da Rua 13 de Maio com a Rua Rio de Janeiro, no bairro Czerniewicz. Escolheram essa opção por
conta de outro projeto que previa a desapropriação de alto custo para a construção de uma rotatória no local, o que é inviável no momento.
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