Maria Fumaça iluminada passará pela região
Maria Fumaça iluminada passará pela região. Em todas as paradas da locomotiva histórica haverá a presença do Papai Noel e duendes
15/11/2024
Maria Fumaça iluminada passará pela região – As luzes e a magia do Natal vão começar a circular pelos 1,2 mil quilômetros de trilhos da Malha Sul, nos estados do Paraná e de Santa Catarina. A Rumo, maior concessionária de ferrovias do país, em parceria com o Ministério da Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) e a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), vão realizar no estado a passagem do Trem de Natal, de 6 a 23 de dezembro.
Fabricaram a Maria Fumaça modelo Mallet 204 em 1950, e ela é a única em circulação na América do Sul. Iluminaram o veículo com 800 metros corridos de mangueiras de luzes de LED, e ele vai percorrer 21 municípios. O trajeto começará no dia 6 de dezembro na cidade de Lapa, finalizando em 23 no município de Rio Negrinho.
Em todas as paradas da locomotiva histórica haverá a presença do Papai Noel e duendes. E sempre antes da chegada do trem a população poderá conferir gratuitamente as apresentações de orquestras ou grupos locais. Jaraguá do Sul e cidades da região estão na rota.
No dia 20 de dezembro o trem iluminado estará às 19h30min em Corupá e às 22h em Jaraguá e no retorno, dia 22, às 21h40min passará por Guaramirim e em Jaraguá, às 23h.
O programa Rumo ao Natal tem como objetivo mostrar a importância da data para todas as famílias. A passagem da locomotiva é aguardada anualmente por moradores dos municípios da Malha Sul e são motivo de admiração também. Em Jaraguá do Sul, a iniciativa conta com a participação da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer.
Quer saber as notícias primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!
Siga nosso canal no youtube também @JDVonline
Notícias relacionadas
Oficina sobre planejamento estratégico reúne vereadores atuais e eleitos
“Oficina Planejamento Estratégico no Poder Legislativo Municipal” foi realizada em parceria com o Programa Interlegis, do Senado Federal, e apoio da Câmara Municipal de Schroeder e do Gabinete da Senadora Ivete da Silveira