Karin, uma mulher sueca de 50 anos, perdeu a mão direita em um acidente agrícola. Ela viveu por duas décadas sem o membro, sofrendo dores fantasmas excruciantes, até que uma solução digna de ficção científica surgiu para amenizar o problema: uma prótese de mão biônica que se conecta diretamente aos seus ossos, músculos e nervos. A interface homem-máquina é mediada por uma Inteligência Artificial, que transforma sinais cerebrais em movimentos precisos.
A partir da colocação da prótese, Karin passou a ter uma sensibilidade limitada de tato e agora pode mover seus cinco dedos robóticos individualmente com uma taxa de 95% de sucesso. Isso permite que ela realize com autonomia cerca de 80% de suas atividades cotidianas, como abrir e fechar o zíper das roupas, cozinhar, girar maçanetas e pegar utensílios. A prótese teve o efeito adicional de reduzir significativamente suas dores fantasmas, que ela dizia ser como se sua mão estivesse passando por um moedor de carne.
Karin usa o membro robótico há pouco mais de três anos. Quando a prótese foi implantada, a tecnologia era considerada inédita, dado que nenhuma outra prótese manual tinha sensores incorporados internamente. Ainda hoje, a maior parte das próteses conta com eletrodos sensoriais apenas na parte externa do implante, o que diminui a qualidade e a quantidade de sinais sensoriais que podem ser “sentidos” pela mão robótica, limitando o controle que o usuário tem sobre o membro e o tornando menos orgânico.
Para fornecer uma interface para a prótese de Karin se conectar, dois implantes foram colocados nos ossos da ulna e do rádio. Um enxerto muscular de sua perna foi então conectado a esses implantes. Os enxertos musculares continham eletrodos para amplificar os sinais para a interface.
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!
Siga nosso canal no youtube também @JDVonline
Saiba quais são os jogos de hoje e onde assistir tudo!
Time carioca até tentou reagir no final com gol de Vegetti, mas Vozão foi superior
Avaí e Chapecoense jogam pela terceira rodada nesta quarta-feira (16)
Ele se junta a Lucas Piccoli, André Volkmann e Guilherme Silva no município
Entenda como a WEG realizou uma das operações logísticas mais complexas e desafiadoras do ano
Você já se perguntou quais são os nomes mais bonitos do mundo?
This website uses cookies.