Jaraguá do Sul

Sábado à tarde tem o Mamaço no palco principal da Via Verde

Mamaço será no palco principal da Via Verde. O município está apoiando a iniciativa organizada pela Associação Jaraguá Mais Saudável e Entre Partos

01/08/2024

Durante o mês de agosto diversas mobilizações com o intuito de conscientizar toda a sociedade acerca dos benefícios do aleitamento materno são realizadas pelos bancos de leite humano, postos de coleta de leite humano, municípios, estados, ONGS, apoiadores ao aleitamento materno e outros países. Na primeira semana do mês acontece uma intensificação nas ações, em prol da Semana Mundial de Aleitamento Materno, que esse ano 2024, traz como tema da campanha “Amamentação: Apoie em todas as situações”, terá como foco a sobrevivência, a saúde e o bem-estar e está alinhada com a área temática 2 das metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS 2030.

 

mam

 

Semana Mundial de Aleitamento Materno é considerada como veículo para promoção da amamentação e ocorre em 120 países, de 1º a 7 de agosto. A Aliança Mundial de Ação Pró-Amamentação (WABA) define, a cada ano, o tema a ser trabalhado na semana, lançando materiais que são traduzidos em 14 idiomas.

 

Em Jaraguá do Sul, de acordo com a diretora de Vigilância em Saúde, Talita Piccoli Sevegnani e com a diretora de Atenção Primária, Milena Machado, da Secretaria Municipal de Saúde, vai acontecer no sábado, 3 de agosto, o Mamaço 2024, no palco do Parque Linear Via Verde, iniciando às 13 horas.

 

O município está apoiando a iniciativa organizada pela Associação Jaraguá Mais Saudável e Entre Partos. O Mamaço contará com a participação do auriculoterapia, oficina de sling, entrega de mudas de chás, pintura gestacional e de amamentação, roda de conversas, entre outras atividades.
Os pais, com seus bebês, estão sendo convidados para o momento especial de conexão e apoio entre mães.

 

 

Saúde programa o Dia da Gestante na UBS pelo Agosto Dourado

 

Desde a sua criação, em 1948, a Organização Mundial de Saúde (OMS) tem ações voltadas à Saúde da Criança, na tentativa de reduzir a mortalidade infantil. Em 1990, a partir de um encontro organizado pela OMS e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) resultou um documento adotado por organizações governamentais e não-governamentais, assim como por defensores da amamentação de vários países, entre eles, o Brasil.

 

A mobilização social é fundamental para alcançar a missão da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (rBLH-BR) de promover e apoiar o aleitamento materno e a doação de leite humano.

 

Assim, a rBLH-BR atua ativamente de duas datas anuais fixas: o Dia Mundial de Doação do Leite Humano, em 19 de maio, e a Semana Mundial de Amamentação, celebrada na primeira semana do mês de agosto.

 

No dia 15 de agosto, quatro Unidades Básicas de Saúde de Jaraguá do Sul que possuem consultório pré-natal, realizarão o Dia da Gestante na UBS, com orientações sobre o aleitamento materno e acerca da importância do acompanhamento pré-natal, a partir do momento em que a gravidez é confirmada.

 

 

BLH do Hospital Jaraguá coletou quase mil litros no ano passado

 

 

Os bebês até os seis meses de idade devem ser alimentados somente com leite materno, não precisam de chás, sucos, outros leites, nem mesmo de água. Após essa idade, deverá ser dada alimentação complementar apropriada, mas a amamentação deve continuar até o segundo ano de vida da criança ou mais.

 

mam

Amamentar os bebês imediatamente após o nascimento pode reduzir a mortalidade neonatal – aquela que acontece até o 28º dia de vida.

 

O aleitamento materno na primeira hora de vida é importante tanto para o bebê quanto para a mãe, pois, auxilia nas contrações uterinas, diminuindo o risco de hemorragia. E, além das questões de saúde, a amamentação fortalece o vínculo afetivo entre mãe e filho.

 

No Brasil existem 233 Bancos de Leite Humano e 241 postos de coleta. Jaraguá do Sul possui um, junto à maternidade do Hospital Jaraguá. Em 2023 foram coletados 984,7 litros de 554 doadoras e distribuídos 640,9 litros para 547 receptores.

 

No primeiro semestre deste ao, foram 460,2 litros coletados, doados por 315 mães que tiveram bebês no Jaraguá, com distribuição de 363,7 litros para 287 receptores.

 

Quer saber mais notícias ? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVonline

Notícias relacionadas

x