Jaraguá do Sul

Mais 2,6 mil estudantes conscientizados sobre conservação e preservação da água

Mais 2,6 mil estudantes conscientizados sobre conservação e preservação da água. Os alunos visitam a Estação de Tratamento de Água

05/12/2024

Mais 2,6 mil estudantes conscientizados sobre conservação e preservação da água – Foi uma noite de festa, literalmente. A Arena Jaraguá acolheu na terça-feira (3) a formatura de cerca de 2,6 mil alunos que participaram do Programa de Educação e Valorização da Água (Proeva), realização do Samae, Prefeitura de Jaraguá do Sul e Secretaria Municipal de Educação. Criado em 2005, o Proeva tem como objetivo conscientizar os estudantes, de forma interativa e dinâmica, quanto ao uso adequado e à conservação da água, à conscientização com relação ao esgotamento sanitário, aos resíduos sólidos e à drenagem urbana.

 

Participam do programa os alunos do 4° ano das escolas municipais, estaduais e da rede particular de ensino. Durante o programa, os estudantes participam de seis encontros nas escolas, onde são trabalhados 12 temas. Ao final dos encontros, os alunos visitam a Estação de Tratamento de Água – ETA Central do Samae, para conhecerem na prática o processo de tratamento da água.

 

Mais 2,6 mil estudantes conscientizados

Mais 2,6 mil estudantes conscientizados. Foto JDV/Flávio José Brugnago

 

O diretor-presidente do Samae, Onésimo Sell, destacou:

“Neste ano, participaram do programa os estudantes de 47 escolas, sendo 29 municipais, nove particulares e nove estaduais, e que o Proeva completou 19 anos, com mais de 30 mil alunos formados. É importante ressaltar que temos que começar com a educação ambiental desde cedo, e é por meio do Proeva que realizamos esse trabalho. As crianças que estão aqui, em poucos anos, serão adultos e terão seus filhos participando, dando continuidade a esse programa tão importante”.

 

No ato, se manifestaram, também, o chefe de Gabinete João Antônio Berti, representando o prefeito Jair Franzner, e a secretária de Educação, Iraci Müller, enfatizando a importância do Proeva, que desperta nas crianças o valor da conservação da água, da reciclagem dos resíduos e preservação da natureza, como um todo.

 

Um dos momentos mais aguardados foi a chegada da mascote Guto e, em seguida, os personagens Minions e Divertida Mente, que dançaram, com o coro das crianças, a música “Olha a água”. Teve também o juramento dos alunos e muita interação com os personagens.
A cerimônia foi concluída com a premiação do concurso de desenho.

 

 

Concurso premia melhores desenhos entre mais de 1,2 mil participantes

 

O Samae de Jaraguá do Sul realizou na terça-feira (3), durante a formatura do Proeva, na Arena Jaraguá. O tema do concurso foi “Como eu vejo a minha casa, a Mata Atlântica”. O objetivo foi estimular a apreciação da biodiversidade e da beleza da Mata Atlântica através da visão individual dos participantes.

 

De acordo com a coordenadora de Qualidade e Meio Ambiente da autarquia, Déborah Melo, “somente os estudantes que participaram do Proeva este ano puderam se inscrever no concurso. Tivemos 1.725 inscritos e, desse total, 1.298 alunos tiveram a sua inscrição e o seu desenho deferidos pela

comissão julgadora”.

 

Mais 2,6 mil estudantes

Mais 2,6 mil estudantes conscientizados sobre conservação e preservação da água. Os alunos visitam a Estação de Tratamento de Água. Foto Samae Divulgação

 

 

Os critérios avaliados foram: coerência com o tema do concurso; vivacidade, traçado e colorido; originalidade e criatividade; e impacto visual. Os 10 alunos que obtiveram as melhores notas, foram premiados, cada um, com um patinete elétrico.

 

Os vencedores, pela ordem, foram:

Nathaly Eloyse Schuenke – Escola Marcos Emílio Verbinnen, Helena Fátima Przybysz Kruk – Escola Cristina Marcatto, Anna Julia Petri dos Santos – Escola Rodolpho Dornbusch, Laura Szirkowski – Escola Marcos Emílio Verbinnen, Júlia Lorenna Soares de Melo – Escola Cristina Marcatto, Davi Probst – Escola Renato Pradi, Anelise de Carvalho Priebe dos Santos – Escola Cristina Marcatto, Isabelli Siewerdt – Escola Ricieri Marcatto, Alice Thomsen – Escola Sesc Jaraguá do Sul e Luiza Alcântara Moreira – Escola Euclides da Cunha.

 

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVDigital

 

Notícias relacionadas

x