Relações Públicas RP 4173 Editora, redatora. e pós-graduanda em Copywriting e Escrita Criativa
Lunelli alerta sobre crescimento da criminalidade no Brasil e reforça compromisso com segurança em SC
O deputado Antídio Lunelli expôs dados alarmantes sobre a atuação do crime organizado no país na tribuna da Assembleia Legislativa de SC
20/02/2025
O deputado estadual Antídio Lunelli utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) para fazer um alerta contundente sobre o crescimento da criminalidade no Brasil e reforçar a importância do fortalecimento das forças de segurança em Santa Catarina. Lunelli iniciou seu discurso cumprimentando o coronel Emerson Fernandes, novo comandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina, e o subcomandante-geral, coronel Jofrey Santos Silva. Ele também agradeceu aos coronéis Aurélio Pelozato e Alessandro José Machado pelos serviços prestados.
“Temos que ser parceiros das nossas forças de segurança. Como prefeito de Jaraguá do Sul, sempre trabalhamos em conjunto e, não é à toa, que conseguimos o índice de Cidade Mais Segura do Brasil”, destacou.
Lunelli expôs números do crime organizado
Em sua fala, o deputado expôs dados alarmantes sobre a atuação do crime organizado no país. Segundo ele, apenas a facção criminosa PCC possui cerca de 3 mil postos de combustíveis para lavagem de dinheiro e já se tornou o quinto maior distribuidor de combustíveis do Brasil, com um faturamento superior a R$ 146 bilhões.
Além disso, ressaltou a presença do crime organizado em diversas áreas econômicas, como transporte coletivo, coleta de lixo, cigarro contrabandeado e falsificação de bebidas.
Lunelli também denunciou a situação no Rio de Janeiro, onde facções criminosas impõem suas próprias regras, controlam provedores de internet e impõem restrições para a circulação de carros de aplicativos. “O crime cobra taxas de empresas que vencem licitações de obras e, caso não paguem, trabalhadores sofrem espancamentos e até a morte como forma de recado”, relatou.
O parlamentar destacou que, de acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, há 37 facções criminosas operando em todo o território nacional. “Se tudo isso é de conhecimento e domínio público, o que as autoridades federais e esse governo de esquerda têm feito de prático?”, questionou.
Reforço para as forças de segurança
Para combater o avanço da criminalidade, Lunelli defendeu o reforço das forças de segurança e o investimento em tecnologia e estrutura. Ele anunciou a destinação de uma emenda parlamentar no valor de R$ 2,3 milhões para a construção de uma central de monitoramento da Polícia Militar em Jaraguá do Sul, que atenderá toda a região.
“Queremos e vamos continuar como a cidade mais segura do Brasil e vamos trabalhar para que Santa Catarina siga na mesma linha e que todos os catarinenses possam viver tranquilos”, afirmou.
O deputado finalizou seu discurso com um apelo por vigilância permanente, valorização das forças de segurança e enfrentamento firme contra o crime organizado. “Não podemos permitir que aconteça em Santa Catarina o que vem acontecendo no resto do nosso país, onde o bandido manda e o cidadão de bem não tem a quem recorrer. Sem moleza para a bandidagem!”, concluiu.
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!
Siga nosso canal no youtube também @JDVDigital