Sem categoria

Luiza Helena Trajano – Sua história no Magazine Luiza

Trajano assumiu como CEO em 1991 e deixou o cargo para seu filho, Frederico Trajano, em 2016

16/10/2022

Fundada em 1957 por José e Luiza Donato, tios de Luiza Trajano, a empresa expandiu através de ciclos liderados por Trajano. Atualmente, consolidada no mercado brasileiro como uma plataforma digital de varejo, o Magazine Luiza, ou Magalu, atua em 830 cidades de 21 estados, num total de 1477 lojas físicas. Segundo dados da própria companhia, suas vendas atingiram a casa dos 56 bilhões de reais em 2021.

 

“Empreendedorismo, para mim, é fazer acontecer, independentemente do cenário, das opiniões ou das estatísticas. É ousar, fazer diferente, correr riscos, acreditar no seu ideal e na sua missão” – Luíza Trajano

 

Com a intenção de ganhar dinheiro para comprar presentes de natal para a família, Luiza começou a trabalhar na loja de sua tia aos 12 anos de idade durante as férias escolares. Aos 18 anos ela começou de forma efetiva. Quando se formou em direito e administração de empresas ela já havia passado por todos os setores da companhia. Trajano assumiu como CEO em 1991 e deixou o cargo para seu filho, Frederico Trajano, em 2016.

Ela ficou especialmente famosa após uma entrevista no Manhattan Connection rebatendo a afirmação de Caio Blinder de que o “varejo brasileiro está em crise”. Luiza citou os dados do IDV (Índice de Desenvolvimento do Varejo) de que o comercio varejista brasileiro cresceu quase 6% em 2013. Outro ponto alto do programa, foi a discussão de Luiza e o jornalista Diogo Mainardi, na qual Luiza consolidou seus argumentos com dados, inclusive, dizendo que os enviaria por e-mail para jornalista.

De acordo com InfoMoney  “Ao apresentar números para justificar o otimismo com a economia brasileira, Luiza deu alento para aqueles que só viam números e estatísticas negativas para o País”

As principais implementações inovadoras durante o comando de Luíza foram os catálogos virtuais e a Liquidação Fantástica. A fim de evitar a necessidade de grande mostruário físico nas lojas, os vendedores passaram a utilizar o catálogo virtual.

Já a Liquidação Fantástica ocorre em janeiro e consiste na venda de peças de mostruário por preços mais baixos. Dessa forma, foi possível aumentar as vendas em um mês tradicionalmente ruim para o varejo. As duas práticas fizeram tanto sucesso que foram copiadas por seus concorrentes.

 

Reconhecimento

 

Dentre os vários prêmios recebidos por Luiza, destacam-se o “As mulheres mais influentes do Brasil”, pelo jornal Gazeta Mercantil e pela revista Forbes; além da homenagem concedida pela Bovespa “Os Bem Sucedidos 2000”.

 

Errar todo mundo erra. Você precisa dar espaço para que um novo erro aconteça. O importante é redirecionar o erro rapidamente.” – Luíza Trajano

 

*As informações utilizadas foram retiradas de “Luiza Helena Trajano: Conheça a história da empreendedora brasileira presidente do Magazine Luiza, uma empresa familiar de renome no mercado”

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Para mais mulheres empreendedoras:

Leia mais – Mary Kay Ash – A história da marca

 

 

Por

Notícias relacionadas

x