Estudante da 5ª fase de Design, curiosa por natureza e apaixonada pelo que faz.
‘Trilha do papel higiênico’: Monte Everest está se tornando o lixão a céu aberto mais alto do mundo, alertam especialistas
Cientistas e pesquisadores estão emitindo alertas sobre o estado do Monte Everest, a montanha mais alta do mundo, que está se transformando em um vasto depósito de lixo ao ar livre, alcançando altitudes sem precedentes
27/02/2024
Gerenciar todo o resíduo gerado pelos seres humanos já é um desafio significativo ao nível do mar; agora, considere enfrentá-lo a 8.848 metros de altura. Cientistas e pesquisadores estão emitindo alertas sobre o estado do Monte Everest, a montanha mais alta do mundo, que está se transformando em um vasto depósito de lixo ao ar livre, alcançando altitudes sem precedentes.
O problema está se agravando a tal ponto que até mesmo os aventureiros agora são obrigados a levar suas próprias fezes de volta ao acampamento base.
Com o aumento exponencial do número de turistas dispostos a enfrentar o desafio — o qual viu sua quantidade dobrar anualmente entre 2014 e 2017 — especialistas estimam que aproximadamente 50 toneladas de detritos estão sendo deixadas para trás na montanha, enquanto o acampamento base do Everest gera cerca de 75 toneladas de lixo a cada temporada. De acordo com o periódico britânico Daily Mail, entre 900 e 1.000 toneladas de resíduos sólidos são trazidas para o parque por turistas estrangeiros anualmente.
Entretanto, o problema não é recente: em 1991, o Comitê de Controle da Poluição de Sagarmatha (SPCC) foi estabelecido na tentativa de mitigar os níveis de resíduos. Esse órgão supervisiona a coleta de lixo no acampamento base do Everest e nas trilhas do parque nacional. Uma das novas regulamentações exige que os escaladores que ultrapassam o acampamento base retornem com pelo menos 8 kg de lixo, sob pena de multa, que pode ultrapassar os R$ 20 mil.
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!
Siga nosso canal no youtube também @JDVonline