O ano de 2023 marca os 110 anos da criação do primeiro grupo escoteiro em Santa Catarina, que foi fundado pelo professor Kurt Böttner, em Blumenau, no dia 13 de janeiro. Em busca de eternizar as 11 décadas, o projeto cultural Memória Escoteira lançará um livro com documentos e fotos históricas do Escotismo catarinense.
“A função do Memória Escoteira é de preservar e eternizar essa história e, por conta disso, iniciamos esse levantamento através de informações coletadas e extraídas junto à União dos Escoteiros do Brasil – Região de Santa Catarina”, conta Jamil Antônio Dias, coordenador do projeto cultural.
O lançamento do livro está previsto para ocorrer em 2023, especialmente devido à comemoração dos 110 anos do Movimento Escoteiro catarinense. Ele será distribuído gratuitamente para as principais bibliotecas públicas do Brasil e para grupos escoteiros de todo o Estado, além do Centro Cultural da Memória Escoteira, para que seja usado como material de pesquisa.
Entre as documentações da história do movimento, a produção do Memória Escoteira destaca-se pelo seu rico registro dos feitos dos catarinenses no meio do escotismo. Saiba mais em www.memoriaescoteira.com ou visite as redes sociais do Memória Escoteira no Instagram, Facebook e Twitter.
Um dos trabalhos mais importantes e com maior complexidade para remontar a história do Escotismo em Santa Catarina é documentar quais são os Grupos Escoteiros que já não estão mais em funcionamento no Estado. Para isso, o memorialista Luiz Salgado Klaes iniciou o levantamento dos Grupos Escoteiros que encerraram ou suspenderam as suas atividades. Mais de 200 Unidades Escoteira Locais já foram catalogadas ao longo da pesquisa histórica. Em alguns casos, é possível precisar a data de fundação, a cidade e o período de funcionamento, mas há lacunas em algumas informações, que estão sendo procuradas – e podem ser acrescentadas.
Segundo o documento, alguns grupos na região também deixaram de existir. O Grupo Guará-Mirim, de 4 de outubro de 2001 até 2012, o Grupo Barra Velha, de 23 de dezembro de 1978 até 1983, o Grupo Escoteiro Leon Dehon (Corupá) de 30 de outubro de 1979 até 2007 e o Grupo de Schroeder, de 1º de setembro de 1979 até 1981.
Os Escoteiros de Santa Catarina celebraram na sexta-feira (13), 110 anos de fundação. Milhares de crianças, jovens e adultos voluntários escreveram e escrevem a história do movimento escoteiro catarinense e contam suas experiências em diferentes momentos da vida. Servem de inspiração e exemplo dentro e fora do escotismo e repassam o conhecimento em cada geração.
O Escotismo Catarinense é composto por 145 grupos escoteiros, compreendendo 7.663 membros juvenis e 2.740 adultos voluntários. É dirigido pelo empresário chapecoense, Narcizo Saffério Giraldi, e sua diretoria composta com membros de diferentes regiões geográficas de Santa Catarina. Catarinenses ocupam funções de destaque no escotismo nacional e internacional e o Estado ocupa a posição de terceira maior região escoteira do país.
Em 1º de agosto de 2022 foi celebrado os 115 anos de fundação do escotismo no mundo. Hoje são 57 milhões de membros em todos os continentes. Em 13 de janeiro de 1913 foi fundado pelo professor Curt Böttner um Grupo Escoteiro em Blumenau.
Apenas cinco anos após a criação, no mundo. No dia 8 de janeiro decorreu os 82 anos de falecimento do fundador, Robert Banden-Powell.
O Grupo Escoteiro Jacoritaba vai comemorar no dia 1° de março de 1969, 54 anos de atividades ininterruptas em Jaraguá do Sul, contribuindo para a formação de jovens e ajudando a comunidade. Sempre de forma voluntária, os escoteiros também realizam trabalhos cívicos como o Dia da Limpeza, ações sociais e participação em eventos educativos.
O primeiro presidente foi Roland Harald Dornbusch, prefeito jaraguaense entre os anos de 1961 e 1966. O grupo tem um terreno próprio com 3,5 mil m², com mais de 400 m² de construção. A primeira sede foi em um galpão da Marcatto, ao lado do Posto Marechal.
Está desde 1976, ano do centenário de Jaraguá do Sul, na atual sede. É um dos maiores e um dos mais antigos grupos escoteiros de Santa Catarina, em atividades ininterruptas. Em Jaraguá do Sul existe também o Grupo Escoteiro do Ar 14 BIS, fundado em 16 de agosto de 2014, em cerimônia realizada na Escola Cristina Marcatto. A sede é no Estádio João Marcatto.
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!!
O Arnold Sports Festival South America acontece em São Paulo até domingo (6)
Veja a programação completa da Secretaria de Esporte e Cultura do município
Secretário de Infraestrutura Jerry Comper sofre acidente na BR-470 em SC. Caminhonete foi atingida por…
Comitê Gestor define data da Schützenfest; Paulo Chiodini será presidente. A data da 35ª Schützenfest…
AMA realiza pedágio no sábado dentro da campanha Abril Azul. Happy Hour tradicional da entidade…
Scar Jazz Big Band se apresenta em Guaramirim na segunda-feira. Essa iniciativa faz parte do…
This website uses cookies.