Sônia Pillon é jornalista e escritora, formada em Jornalismo pela PUC-RS e pós-graduada em Produção de Texto e Gramática pela Univille. Integra a AJEB Santa Catarina. Fundadora da ALBSC Jaraguá do Sul.
Coluna: Coletânea homenageia açorianos na Bienal de São Paulo
Sônia participa com o conto “Minha viagem ao Novo Mundo”
14/09/2024
A jornalista, escritora e colunista do JDV Online, Sônia Pillon, participa como coatora da II Coletânea Internacional da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil (AJEB-SC) no livro “Dos Açores a Santa Catarina, uma viagem no tempo”. A obra, que teve pré-lançamento na sexta-feira (13), na 27a. Bienal Internacional do Livro de São Paulo, homenageia os 276 anos da chegada dos primeiros açorianos em solo catarinense.
Coautora Sônia Pillon foi representada pelo filho Felipe no pré-lançamento da coletânea “Dos Açores a Santa Catarina…”
Sônia participa com o conto “Minha viagem ao Novo Mundo”, focado em uma família que passava por sérias dificuldades e decidiu partir para o Brasil na primeira leva vinda da ilha dos Açores.
Em 2012, Sônia já havia lançado na Bienal de São Paulo o primeiro livro solo, “Crônicas de Maria e outas tantas…”, no estande da Scortecci Editorial
A protagonista do conto “Minha viagem ao Novo Mundo”, Maria das Graças Trigueiro da Silveira, é uma adolescente forte e corajosa que se destacará como professora na então Vila Nossa Senhora do Desterro. A narrativa é conduzida por Maria das Graças desde os Açores. Ela registra tudo minuciosamente em um diário, ao longo da vida.
Segundo a coautora, para fundamentar os personagens, o conto exigiu pesquisas históricas sobre a Ilha dos Açores no século 18, panorama econômico, costumes, detalhes sobre o veleiro “Jesuz. Maria, José” e os desafios da travessia até aportar na Vila Nossa Senhora do Desterro. “Foi uma imersão naquela época, como atravessar o túnel do tempo e me sentir vivenciando a trajetória dos açorianos. A realidade se assemelha aos imigrantes alemães, italianos, poloneses, húngaros, que também deixarem tudo para trás, fugindo da fome e da falta de perspectiva Amei participar desse projeto!”, resume Sônia Pillon.
Interessados em adquirir a II Coletânea Internacional da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil (AJEB-SC) devem acessar o https://clubedeautores.com.br/livro/dos-acores-a-santa-catarina-uma-viagem-no-tempo.
Livro sobre a tragédia climática no RS
Outro livro em que a colunista do JDV Online participa como coautora em 2024 é da coletânea “Palavras 2024”, iniciativa da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil (AJEB-RS), com a crônica “Mercado de aromas e lembranças”, que integra o Caderno Especial sobre a Tragédia Climática. Na crônica, Sônia Pillon traduz na escrita a angústia de ver o Mercado Público de Porto Alegre, cidade onde nasceu, que em maio foi inundado pelas águas do Guaíba. O texto traz lembranças lúdicas sobre o mercado mais antigo do Brasil, que converge pessoas não somente para compras, mas também por ser atrativo turístico, gastronômico e de convivência. A edificação centenária, no coração do Centro Histórico, é tombada pelo patrimônio de Porto Alegre.
O lançamento da coletânea será dia 18 de novembro, no Espaço Força e Luz, e na sessão de autógrafos da Feira do 70a. Feira do Livro de Porto Alegre.
“Mercado de aromas e lembranças” integra o Caderno Especial sobre a Tragédia Climática. Será lançado da 70a.Feira do Livro de Porto Alegre, em novembro
Quer saber das notícias primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou
Telegram!
Siga nosso canal no youtube também @JDVonline
Notícias relacionadas
Coluna: Turbulentas águas de março
Pois é, março foi até dia 31… E todos concordam que foi com certeza um mês de altos e baixos, em todos os sentidos. Desde os problemas para resolver no “quintal de casa”, como a alta de preços nos alimentos, considerando os custos do plantio, transporte, até chegar à mesa…