Jaraguá do Sul

SETEMBRO AZUL | Educadora do IFSC defende ampliação do ensino da Língua de Sinais

Língua Brasileira de Sinais (Libras): valorização e o destaque para muitas datas relacionadas à cultura surda são objetivos da campanha Setembro Azul

20/09/2024

A valorização da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e o destaque para muitas datas relacionadas à cultura surda são objetivos da campanha Setembro Azul – também conhecido como Setembro Surdo. No IFSC de Jaraguá do Sul, as ações ligadas à campanha começaram na semana passada, com a passagem em todas as salas de aula do IFSC do Centro para ensinar sinais básicos da Libras à comunidade escolar.

 

Durante a passagem nas salas de aula, a professora de Libras do campus, Kelly Pinho Alflen, distribuiu um folder com informações sobre eventos, conquistas e lutas da comunidade surda no Brasil e no mundo.

 

lín

Língua Brasileira de Sinais (Libras): valorização e o destaque para muitas datas relacionadas à cultura surda são objetivos da campanha Setembro Azul

 

 

Também está previsto para o dia 26 deste mês – em que é comemorado o Dia Nacional do Surdo – a apresentação, no intervalo das aulas, de clipes musicais que contarão com a interpretação para Libras, contemplando tanto pessoas surdas quanto ouvintes.

 

Segundo a professora do IFSC, Santa Catarina possui cerca de 300 mil surdos e Jaraguá do Sul tem aproximadamente três mil pessoas surdas. “No entanto, muitas dessas pessoas já possuem idade mais avançada, moram no interior e acabaram não aprendendo a língua de sinais. São surdos para os quais infelizmente a acessibilidade não chegou”, lembra Kelly.

 

Uma das lutas da comunidade surda e que volta a ser debatida durante o Setembro Azul é a implantação, na rede de ensino regular, da Libras como disciplina obrigatória desde o ensino fundamental. “Assim como aprendemos inglês ou espanhol, a Libras também precisa ser ensinada desde cedo e não apenas para pessoas surdas. Assim, podemos estabelecer a inclusão desta quantidade de pessoas que está à margem da sociedade simplesmente porque possui uma deficiência: a surdez”, destaca a professora do IFSC.

 

Libras no IFSC terá novas turmas

 

Em Jaraguá do Sul, o IFSC possui duas estudantes surdas. Uma delas está no curso de ensino médio técnico em Modelagem do Vestuário. A segunda está no curso técnico subsequente em Têxtil. Também em setembro começaram no IFSC local, duas turmas de Libras Básico para servidores do Centro e do Rau, com atualmente cerca 20 servidores matriculados.

 

Para 2025 estão previstas novas turmas presenciais do curso de Libras – de diversos níveis – abertas à comunidade em geral. Os cursos serão gratuitos e a seleção será por sorteio entre as pessoas interessadas. As inscrições para estas turmas devem iniciar no início do próximo ano e, para ser avisado sobre as inscrições, inscreva-se no Cadastro de Interesse disponível no site do IFSC.

 

Quer saber das notícias  primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVonline

Notícias relacionadas

x