Jaraguá do Sul

Ligação entre Schroeder e Jaraguá pode ter uma passagem provisória

Também ficou definido que será solicitada ajuda da Defesa Civil Nacional para a reconstrução da passagem

24/01/2023

Os prefeitos de Jaraguá do Sul e Schroeder, Jair Franzner e Felipe Voigt, com assessores diretos, estiveram reunidos na sexta-feira (20), na Prefeitura de Schroeder, para tratar sobre a construção da nova ponte sobre o Rio Itapocuzinho, que faz a interligação entre Schroeder III (Trindade) e Santa Luzia, que ruiu em novembro devido ao alto volume de chuvas e a força da correnteza.

Uma das decisões tomadas no encontro foi a construção de uma passagem provisória no local, para amenizar os transtornos à população, que perdeu uma das importantes ligações entre os dois municípios. Também ficou definido que será solicitada ajuda da Defesa Civil Nacional para a reconstrução da passagem. O projeto da nova Ponte da Trindade, bem como os encaminhamentos à Defesa Civil estão sendo feitos pela Prefeitura de Schroeder, com apoio de Jaraguá do Sul.

Para o prefeito Jair Franzner, “os encaminhamentos por meio da Defesa Civil me parecem que estão bem adiantados e, com isso, a gente provavelmente vai conseguir uma verba federal para refazer essa ponte”, espera o prefeito. “Mas, para que as pessoas usarem a passagem por enquanto, ficou decidido que vamos avaliar a possibilidade de fazer uma ponte provisória, ou pênsil, ou de madeira, porque mesmo conseguindo recursos pela Defesa Civil, entre receber o projeto, encaminhar para licitação e fazer isso pode levar até oito meses ou talvez até virar o ano”, destacou.
Jair disse ainda que os dois prefeitos falaram sobre a questão da segunda ponte, que liga Jaraguá do Sul com Schroeder. “Estamos avançando nessa conversa. É um projeto que queremos fazer o mais rápido possível”, resumiu. Já o prefeito de Schroeder, Felipe Voigt, também avaliou como positiva a reunião e os encaminhamentos a serem dados nos próximos dias.

 

Estrutura da ponte ficou totalmente comprometida

A estrutura da ponte está totalmente comprometida, sem chance de recuperação. Em duas juntas de dilatação elas se abriram. A solução é a retirada dos destroços e um reforço nas cabeceiras com o enrocamento. Uma passagem provisória no local é possível, mas difícil.
A força das águas tirou material da margem no lado de Jaraguá (Santa Luzia), duplicando a largura do rio até então existente. É complexo, exigindo muito material rochoso. Para os residentes em Schroeder, são poucas as opções de passagem.

Tem a principal, na Rua Jaraguá, na ligação com o João Pessoa, em Itoupava-Açu/Santa Luzia, ou via Schroeder I, Vila Amizade, Recanto Feliz, estas já em Guaramirim para alcançar a Ponte do Portal. Ou pelo Rua Rio de Janeiro, em Schroeder I, até o Brüderthal, no caminho para Joinville.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVDigital

Notícias relacionadas

x