Relações Públicas RP 4173 Editora, redatora. e pós-graduanda em Copywriting e Escrita Criativa
Julgamento de acusado por ataque a creche em Blumenau acontece amanhã (29)
Homem é julgado por homicídio e tentativa de homicídio após ataque que resultou na morte de quatro crianças e deixou outras cinco feridas em abril de 2023
28/08/2024
Amanhã, 29 de agosto, a partir das 8h, o Tribunal do Júri de Blumenau será o palco do julgamento do réu acusado de realizar o ataque mortal ao Centro de Educação Infantil Cantinho Bom Pastor, no bairro Velha. O episódio de extrema crueldade, ocorrido em 5 de abril de 2023, chocou a cidade e o país, resultando na morte de quatro crianças e em cinco tentativas de homicídio.
Centro de Educação Infantil Cantinho Bom Pastor. Fonte: Facebook CEI
O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) denunciou o acusado por homicídio qualificado e tentativa de homicídio, com agravantes que incluem motivo torpe, meio cruel, recurso que dificultou a defesa das vítimas, e o fato de os crimes terem sido cometidos contra menores de 14 anos. Os Promotores de Justiça Guilherme Schmitt e Rodrigo Andrade Viviani representarão o MPSC no julgamento, que ocorre um ano e cinco meses após o ataque.
Informações do Julgamento
A defesa do homem é feita pela Defensoria Pública de Santa Catarina, que não comenta casos em andamento. O julgamento será realizado no salão do Tribunal do Júri da Comarca de Blumenau, localizado na rua Zenaide Santos de Souza, no bairro Velha. A rua em frente ao fórum será temporariamente fechada para garantir a segurança do evento. O acesso ao local será controlado, com exigência de documentos de identificação pessoal e profissional para entrada.
Foto: Tribunal do Júri da Comarca de Blumenau. Fonte: https://www.tjsc.jus.br/
Cobertura e Segurança
O julgamento será realizado sob medidas de segurança rigorosas, devido à gravidade do caso e ao impacto na comunidade. Somente familiares das vítimas e do réu terão acesso ao plenário, com limite de cinco pessoas por família. A imprensa poderá acompanhar o julgamento, mas com restrições, incluindo a proibição de fotografar ou filmar jurados e testemunhas. Não será permitida a transmissão ao vivo do plenário.
Relembre o Ataque
Na manhã do dia 5 de abril de 2023, por volta das 8h40, o acusado teria chegado de motocicleta à creche Cantinho Bom Pastor e, em seguida, invadido o pátio interno da instituição, onde atacou as crianças com uma machadinha. As vítimas, quatro crianças que estavam na escola, e que tinham entre 4 e 7 anos:
Bernardo Cunha Machado – 5 anos
Bernardo Pabst da Cunha – 4 anos
Larissa Maia Toldo – 7 anos
Enzo Marchesin Barbosa – 4 anos
Em cima, da esquerda para a direita: Bernardo Pabst e Bernardo Machado. Embaixo, da esquerda para a direita: Larissa Toldo e Enzo Barbosa. Fonte: Redes Sociais
Medidas Pós-Ataque
Ainda no dia do massacre, autoridades locais e do estado se mobilizaram para coordenar a resposta ao incidente. Um comitê de crise foi formado, com a participação de representantes da Administração Superior do MPSC, Promotores de Justiça de Blumenau, e membros do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO), além do CyberGAECO, para lidar com as consequências imediatas e a investigação do crime.
Quer saber mais notícias ? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou
Telegram!
Siga nosso canal no youtube também @JDVonline
Notícias relacionadas
Ministério Público investiga escola de gastronomia de Jaraguá do Sul
O Ministério Público de Santa Catarina faz chamado a consumidores da Escola de Gastronomia Chef Gourmet para que compareçam na sede da 7ª Promotoria de Justiça da Comarca de Jaraguá do Sul, na Rua Walter Marquardt, nº 110, bairro Vila Nova, para registrar suas reclamações e entregar documentos relacionados aos…