Editora, redatora e Em um caso de amor com a vida!
Julgamento de acusado por ataque a creche em Blumenau acontece amanhã (29)
Homem é julgado por homicídio e tentativa de homicídio após ataque que resultou na morte de quatro crianças e deixou outras cinco feridas em abril de 2023
28/08/2024
Amanhã, 29 de agosto, a partir das 8h, o Tribunal do Júri de Blumenau será o palco do julgamento do réu acusado de realizar o ataque mortal ao Centro de Educação Infantil Cantinho Bom Pastor, no bairro Velha. O episódio de extrema crueldade, ocorrido em 5 de abril de 2023, chocou a cidade e o país, resultando na morte de quatro crianças e em cinco tentativas de homicídio.
O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) denunciou o acusado por homicídio qualificado e tentativa de homicídio, com agravantes que incluem motivo torpe, meio cruel, recurso que dificultou a defesa das vítimas, e o fato de os crimes terem sido cometidos contra menores de 14 anos. Os Promotores de Justiça Guilherme Schmitt e Rodrigo Andrade Viviani representarão o MPSC no julgamento, que ocorre um ano e cinco meses após o ataque.
Informações do Julgamento
A defesa do homem é feita pela Defensoria Pública de Santa Catarina, que não comenta casos em andamento. O julgamento será realizado no salão do Tribunal do Júri da Comarca de Blumenau, localizado na rua Zenaide Santos de Souza, no bairro Velha. A rua em frente ao fórum será temporariamente fechada para garantir a segurança do evento. O acesso ao local será controlado, com exigência de documentos de identificação pessoal e profissional para entrada.
Cobertura e Segurança
O julgamento será realizado sob medidas de segurança rigorosas, devido à gravidade do caso e ao impacto na comunidade. Somente familiares das vítimas e do réu terão acesso ao plenário, com limite de cinco pessoas por família. A imprensa poderá acompanhar o julgamento, mas com restrições, incluindo a proibição de fotografar ou filmar jurados e testemunhas. Não será permitida a transmissão ao vivo do plenário.
Relembre o Ataque
Na manhã do dia 5 de abril de 2023, por volta das 8h40, o acusado teria chegado de motocicleta à creche Cantinho Bom Pastor e, em seguida, invadido o pátio interno da instituição, onde atacou as crianças com uma machadinha. As vítimas, quatro crianças que estavam na escola, e que tinham entre 4 e 7 anos:
Bernardo Cunha Machado – 5 anos
Bernardo Pabst da Cunha – 4 anos
Larissa Maia Toldo – 7 anos
Enzo Marchesin Barbosa – 4 anos
Medidas Pós-Ataque
Ainda no dia do massacre, autoridades locais e do estado se mobilizaram para coordenar a resposta ao incidente. Um comitê de crise foi formado, com a participação de representantes da Administração Superior do MPSC, Promotores de Justiça de Blumenau, e membros do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO), além do CyberGAECO, para lidar com as consequências imediatas e a investigação do crime.
Quer saber mais notícias ? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!
Siga nosso canal no youtube também @JDVonline
Notícias relacionadas
Fundos Municipais: Guaramirim faz repasses a 13 projetos sociais
São 13 projetos desenvolvidos por sete entidades: Bombeiros Voluntários de Guaramirim, Seleto Esporte Clube, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Associação Fome de Amor, Ação Social de Guaramirim, Instituto Santé – Hospital Santo Antônio e a Associação Lar da Criança Marcos Valdir Moroso.