Jaraguá do Sul

Jornada Coapes trouxe mais conhecimentos aos profissionais da saúde

Jornada Coapes: Humanização e Integração em Saúde reuniu mais de 700 profissionais ligados à Saúde, estudantes e gestores, para discutir e refletir sobre a importância da colaboração intersetorial

25/10/2024

A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Diretoria de Decisões Administrativas e do Sistema Ensino Saúde e Comunidade do Gabinete do Prefeito, promoveu na quarta-feira (23), no grande teatro da Scar, a “Jornada Coapes: Humanização e Integração em Saúde”. O evento reuniu mais de 700 profissionais ligados à Saúde, estudantes e gestores, para discutir e refletir sobre a importância da colaboração intersetorial e do cuidado centrado nas pessoas.

 

O objetivo da jornada, segundo os organizadores, é fortalecer a integração entre instituições de ensino e os serviços de saúde, promovendo reflexões e inovações que impactam diretamente na formação dos profissionais da área. Uma vez que o Sistema de Ensino busca garantir a qualidade da formação dos futuros profissionais de saúde.

 

Jornada

Jornada Coapes: Humanização e Integração em Saúde reuniu mais de 700 profissionais ligados à Saúde, estudantes e gestores, para discutir e refletir sobre a importância da colaboração intersetorial

 

Durante a Jornada Coapes foram apresentadas as palestras: Atendimento Humanizado, com o Dr. Wilson Aparecido Alves de Oliveira; Cuidados Paliativos, com o Dr. Luis Carlos Stoeberl e Assédio Moral e Sexual com a advogada Bruna Raulino. Em turmas separadas foram discutidos os temas: Inteligência Emocional Aplicada a Quem Cuida, com a psicóloga Kelly de Moraes e Acolhimento e Comunicação Assertiva nos Espaços Públicos e os Efeitos para a Saúde Mental, apresentado pela psicóloga Maira Geisa Kons.

 

Para o especialista em Oncologia Dr. Luis Carlos Stoeberl, para além dos recursos técnicos e medicamentosos, a presença humana ao longo de todo o processo é fundamental. “Ainda que esgotadas todas as possibilidades de reversão de uma determinada doença, é extremamente importante o acolhimento e o acompanhamento”, explica. “Precisamos entender a dor do outro e cumprir a nossa missão”, orienta.

 

Já a psicóloga Maira Geisa Kons discutiu com um grupo de profissionais sobre a importância da comunicação nos ambiente públicos e seus efeitos para a saúde mental. “Vivemos um tempo onde as pessoas estão tendo muita dificuldade para se expressar, para conseguir escutar o que os outros têm a dizer e aí a gente começa a falar de conflitos, de relações que fazem mal para a saúde mental. Por isso é importante desacelerar. O mundo tem engolido as pessoas de tal forma e os adoecimentos estão aí para constatar”, observa.

 

ATRIBUIÇÕES – Dentre suas atribuições, a Diretoria de Decisões Administrativas é responsável pela formação e educação continuada dos profissionais de saúde da rede e pelo gerenciamento do Programa Mais Médicos no município. A diretora responsável pela pasta, Ivana Atanásio Dias, avalia que o dia dedicado à formação dos profissionais da área “foi um momento valoroso, no qual as pessoas puderam se olhar, conversar e compreender melhor, inclusive as próprias emoções”.

 

Ao longo dos próximos dias os participantes da jornada devem responder um questionário avaliando o conteúdo e a organização do evento, e podem sugerir os assuntos a serem abordados na edição de 2025.

 

Quer saber mais sobre “Jornada Coapes trouxe mais conhecimentos aos profissionais da saúde” primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVonline

Notícias relacionadas

x